Ministério de Pesca e Aquicultura realiza o 1º Seminário de Piscicultura
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Ministério de Pesca e Aquicultura, através da Superintendência Federal da Pesca e Agricultura de Rondônia, com o apoio da Prefeitura de Ariquemes, realizou na manhã desta quarta-feira (23) o I Seminário de Licenciamento para Piscicultura, no auditório do Ifro urbano, seminário este pioneiro, por se tratar do Município e região do Vale do Jamari, ter registros de grande atividade pesqueira e agrícola, dado o desempenho impressionante da atividade nos últimos anos.
Objetivando divulgar e esclarecer os procedimentos estabelecidos pelos órgãos federais e estaduais para obtenção de registros e licenças de aquicultura, e voltado para piscicultores, técnicos e demais profissionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável da atividade de piscicultura na região do Vale do Jamari. " Realizamos essa reunião técnica com representantes do setor da região para discutirmos o licenciamento ambiental e a licença de agricultor para os piscicultores. Projeto piloto, uma iniciativa da Superintendência Federal da Pesca e Agricultura, e total apoio da Prefeitura Municipal de Ariquemes", expôs Ilce Santos Oliveira, Superintendente Federal da SFPA/RO.
Compete ao MPA / MAPA a organização e manutenção do Registro Geral Atividade Pesqueira - RGP, instrumento do Governo Federal que visa contribuir para a gestão e desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira e aquícola, em atendimento ao disposto na Lei nº11.959, de 26 de junho de 2009, Aquicultura, é a pessoa física ou jurídica registrada e licenciada pelas autoridades competentes para exercer a aquicultura para fins comerciais.
A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio (Semaic), visando à preservação das espécies, a oferta de peixes no mercado e a geração de renda das famílias que dependem da pesca para viverem, vem incentivando a produção de peixes em tanques escavados, sendo essa uma das alternativas encontradas pelos agricultores de Ariquemes para fugir da monocultura. " Este foi um seminário importantíssimo para o interior haja visto que somos um dos maiores produtores de pescado em cativeiro da região norte do país. Ariquemes desponta dos outros municípios, e por isso hoje, os produtores e técnicos receberam a orientação devida para documentar os piscicultores", colocou o chefe de Executivo.
A região de Ariquemes conta com um número expressivo de pescado em cativeiro, contudo, o principal problema enfrentado pelos piscicultores familiares daqui baseia-se principalmente na falta de condições para aquisição de máquinas próprias ou até mesmo a locação para construção de tanques escavados e açudes. Diante desta realidade, são disponibilizadas, de acordo com o Programa Municipal de Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca Familiar, até 50 (cinquenta) horas/máquina de escavadeira hidráulica, bem como seu operador, ficando os encargos referentes ao óleo diesel, a cargo dos produtores beneficiados.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!