Mostra Cultural revela talentos artísticos do judiciário
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Durante os dias 15 e 16 desse mês, a burocracia e a formalidade deram lugar a quadros, poemas e instrumentos musicais na I Mostra Cultural Arte e Solidariedade, realizada em Porto Velho. Promovida como ação de valorização e de humanização da gestão de pessoas no Poder Judiciário Rondoniense e de aproximação do órgão com a sociedade, a mostra revelou os talentos artísticos escondidos por detrás dos processos judiciais ao apresentar 37 produções artísticas em sete áreas, oriundas de 15 das 23 comarcas do Estado.
A Mostra trouxe ao público um evento grandioso, englobando exposição fotografia, artes plásticas e poesias e um espetáculo que congregou música, dança, poesia, performance e cinema. Desde a entrada do teatro, o espectador era tomado pela atmosfera de arte. O hall de entrada do Teatro trouxe à tona a sensibilidade do olhar dos servidores do judiciário, registrado através de fotografias, pinturas e vitrais.
No hall superior, as palavras e os sentimentos tomavam o espaço com a Mostra de Poesias. Durante o evento, houve o lançamento do livro “Lumen: Entre as Matizes da Alma e do Coração”, do servidor da Comarca de Guajará-Mirim e escritor Hérlon Fernandes Gomes. Completando a festa das palavras, uma intervenção poético-musical do grupo portovelhense 3DNós, convidava o ouvinte a se deixar levar pela cena.
“Através dessa primeira mostra poderemos mostrar que não somos apenas máquinas em frente a uma tela de computador, mostraremos nossa humanidade através das telas, sejam elas pintadas, escritas, encenadas. Todo homem que ascende a um certo grau de cultura, tende pelo bem comum”, afirmou o servidor Elivelton Pereira, expositor da poesia “Ao cair de uma tarde”.
Passeando por diversos estilos o espetáculo reuniu trabalhos autorais, a exemplo da canção “Perto Estás”, de autoria do servidor da Comarca de São Miguel do Guaporé Aniz Nery; e interpretações de grandes clássicos, como a música “Será”, do Grupo Legião Urbana, entoada pelos servidores Márcio Moisés e Márcia Elaine dos Santos, ambos da Comarca de Ariquemes.
Um show à parte foi dado pelos corais. O Coral “Nosso Tom”, da Comarca de Santa Luzia do Oeste, interpretou a música “A paz”, do Grupo Roupa Nova, contagiando o Teatro com uma mensagem de amor e esperança. Em clima de Natal, o Coral Vozes do Madeira, formado por servidores e seus familiares, de Porto Velho, realizou a Cantata Natalina, com as participações especiais do Coral 14, do Tribunal Regional do Trabalho, e Canto Livre, do Ministério Público Estadual.
Para os artistas, a noite também foi de homenagens. Chamados ao palco, receberam placas entregues pelos membros da comissão organizadora e convidados, simbolizando o agradecimento pela participação no evento.
Em forma de poesia, a servidora Ruti Carvalho, expositora de artes plásticas, descreveu seus sentimentos sobre a mostra. "Apareci. As letras pendentes reluziam cada observador/absorvedor da poesia que respingava no chão. Celebrei a grata sensação de ser celebridade sem tietagem. Recebi os sorrisos sinceros, os apertos de mão e os abraços apertados de saudades. Amigos e companheiros de/na jornada presentes na plenitude de seus/nossos dons. A Mostra só revela o que o Poder vela."
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!