Acontece I Encontro do Projeto Residência Agroflorestal
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com sede em Rolim de Moura, o Projeto Residência Agroflorestal, da Universidade Federal de Rondônia em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é uma iniciativa em pesquisa e desenvolvimento, destinada a formar recursos humanos em Assessoria Técnica e Extensão à Agricultura Familiar (ATEAF), pela pedagogia da alternância no âmbito do fortalecimento da organização social e das cadeias de produção da agricultura familiar e da sociobiodiversidade.
O projeto recebeu, entre os dias 9 e 13 de novembro, no Auditório do Campus Rolim de Moura da Universidade Federal de Rondônia, a sua primeira turma de Residentes Agroflorestais, composta por profissionais das áreas de Engenharia Florestal, Engenharia de alimentos, Agronomia, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental, onde participaram de atividades de formação em Extensão Rural e Metodologias Participativas orientados pelo pesquisador convidado MSc. Márcio Gomes da Silva, docente da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Para abertura do evento, estiveram presentes o representante do MDA Sr. Genair Capelini, o ex. Deputado Federal Tom e o Vereador Márcio Atiles Mateus que contribuíram para a realização deste projeto. Também marcaram pela sua presença os representantes da UNIR, Dra. Dalza Gomes da Silva e Dr. Wagner Walker de Albuquerque Alves, a equipe de coordenadores do Projeto, representantes das instituições parceiras, docentes dos departamentos de Engenharia Florestal e Agronomia da UNIR e imprensa local, que foram convidados a participarem do lançamento oficial do projeto a ser realizado no mês de Maio de 2016, onde a equipe de coordenadores almeja apresentar dados de sucesso e consolidação do projeto diante da sociedade e parceiros envolvidos.
De acordo com o Coordenador do Projeto Dr. Emanuel Maia, o objetivo desta proposta é contribuir com a prática em extensão rural voltado para o desenvolvimento agroflorestal sustentável por meio do fortalecimento das cadeias de produção da sociobiodiversidade e da agricultura familiar, aliadas à conservação e preservação dos recursos naturais na Amazônia. Com este intuito, o projeto conta com o apoio e parceria das instituições relacionadas à ATEAF em Rondônia, que juntas esperam contribuir de maneira significativa para o fortalecimento de uma nova prática em Assistência Técnica no estado, respeitando a diversidade cultural e ambiental, agricultura familiar e, qualidade de vida dos agricultores, sendo elas a Ação Ecológica Guaporé (ECOPORÉ), Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, Centro de Estudos RIOTERRA, Cooperativa de Produtores Rurais Organizados para Ajuda Mútua (COOCARAM), Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Rondônia (FETAGRO), Pacto das Águas, Projeto Pe. Ezequiel Ramim, Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado (RECA) e Território Rural Zona da Mata Rondoniense.
A secretária de Meio Ambiente da FETAGRO, Creonice Vilarim, explica que o projeto vem ao encontro das concepções, ações e necessidades da Federação e, por isso, não poderia deixar de tornar-se parceira deste projeto. “Com o projeto iremos ampliar e aprofundar o debate sobre reconhecimento e valorização da agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário. Vamos construir junto com a Unir uma rede de diálogo e relacionamentos com as organizações parceiras que resultarão no fortalecimento de nossas ações individuais e em conjunto na construção de políticas para o campo”, destacou Creonice.
Para o Engenheiro Florestal Jonathan Moreno Silva, um dos pesquisadores selecionados para a formação de residentes agroflorestais e que atuará junto à FETAGRO, o Projeto Residência Agroflorestal será de suma importância para sua formação pessoal e profissional. “Essa é uma oportunidade excelente para estreitar relacionamentos, para troca de experiências e adquirir novos conhecimentos. Estou disposto a contribuir, a diagnosticar e sistematizar demandas, avaliar resultados e propor medidas que somem à atuação da Federação junto aos agricultores familiares”, ressaltou. Para o residente “essa interdependência entre as instituições, sem dúvidas, fortalecerá a agricultura familiar”.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!