Destaque para o inédito ‘500 – Os Bebês roubados pela Ditadura Argentina’,que terá sua estreia durante o Circuito
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Destaque para o inédito ‘500 – Os Bebês roubados pela Ditadura Argentina’,que terá sua estreia durante o Circuito
Trata-se de um projeto que consiste em levar sessões de cinema com o tema "ditadura civil-militar na América Latina e suas consequências" nas escolas e faculdades. As sessões são sempre seguidas por um debate.
O documentário inédito 500 – Os Bebês roubados pela Ditadura Argentina, de Alexandre Valenti, será um dos destaques da primeira edição do Circuito Universitário de Cinema, uma mostra de filmes sobre o período da Ditadura Civil-Militar na América Latina e suas consequências, que acontece nos meses de agosto e setembro em universidades, escolas e instituições de ensino de todo o Brasil. Os outros dois documentários escolhidos para a mostra são “Setenta – 70”, de Emília Silveira, e “Duas Histórias”, de Ângela Zoe. Todas as exibições serão seguidas de debates sobre o tema, com a participação de acadêmicos, pesquisadores, pessoas de movimentos sociais e culturais, além dos diretores ou produtores dos filmes. Serão realizadas seis sessões em cada uma das 27 Unidades da Federação e para a produção da mostra haverá um Agente Mobilizador por estado para articular as exibições, divulgar o evento e ajudar na pesquisa de debatedores.
Filme inédito: entre os três filmes do Circuito, apenas 500 – Os Bebês roubados pela Ditadura Argentina é inédito. O filme, uma coprodução Brasil e Argentina, conta a história daquelas que ficaram conhecidas como “As Avós da Praça de Maio” e a participação do grupo brasileiro Clamor na luta para localizar os bebês sequestrados ou nascidos em prisões clandestinas: os “500”. Segundo os órgãos de defesa de direitos humanos, cerca de 500 netos foram afastados de suas famílias biológicas, em um total de 30 mil pessoas desaparecidas durante a ditadura naquele país.
Coproduzido aqui pela MPC & Associados 500 – Os Bebês roubados pela Ditadura Argentina foi filmado no país portenho, e no início de 2014, no Brasil. Uma das personagens do filme é Estela de Carlotto, presidente das Avós da Praça de Maio, cujo neto, de 35 anos, acabou de ser encontrado – a notícia foi manchete nos jornais na primeira semana de agosto. Com ele, já somam-se 114 os netos encontrados. O Circuito Universitário de Cinema é um projeto realizado pela MPC & Associados em parceria com a Petrobras.
Sobre os filmes:
500 – Os bebês roubados pela Ditadura Argentina
Duração: 100 minutos
Gênero: Documentário
Direção: Alexandre Valenti
Sinopse: Entre 1976 e 1983, a Argentina viveu sombrios anos de ditadura militar. Neste período, famílias inteiras foram despedaçadas pela repressão clandestina empreendida por um estado terrorista que ceifou a vida de cerca de 30 mil argentinos. Dentre as práticas mais aterradoras deste regime estava o sequestro sistemático de bebês e crianças, filhos de presos e desaparecidos políticos, que eram apropriados por seus algozes com espólio de guerra. A partir da iniciativa das Avós da Praça de Maio criou-se o “Banco dos 500”, com amostras de seu próprio sangue, o que possibilitou a descoberta de 114 das 500 crianças sequestradas. Reunidos às suas famílias reais e às suas verdadeiras identidades, os jovens nascidos nas maternidades dos campos da
morte, juntamente com as Avós da Praça de Maio confrontam, em 2011, perante o Tribunal de Buenos Aires, os dignitários da mais sangrenta ditadura Argentina, acusados de genocídio e crimes contra a Humanidade: um caso histórico, único e universal. O documentário “500 – Os bebês roubados pela Ditadura Argentina” narra esta incansável luta das avós e seus netos que continua, diariamente, até que o último dos “500” seja encontrado.
70 - Setenta
Duração: 96 min
Gênero: Documentário
Direção: Emilia Silveira
Sinopse: O Brasil vive o ápice da repressão promovida pelo regime militar. Prisões, torturas, desparecimentos e mortes são cada vez mais constantes. Com todas as vidas democráticas fechadas grupos de esquerda armada organizam sequestros de embaixadores para pressionarem o governo a negociar e a libertar companheiros presos. O documentário reencontra 18 personagens, que faziam parte de uma lista de setenta presos políticos libertos em troca do embaixador suíço Giovanni Enrico Burcher. Passados 40 anos do ocorrido o filme narra a emocionante visitação as memórias do período por parte destes sobreviventes, alternando histórias dramáticas, curiosidades e até mesmo momentos bem humorados de quem enfrentou a repressão e a violência.
Duas histórias
Duração: 52 minutos
Gênero: Documentário
Direção: Angela Zoe
Sinopse: Duas Histórias foi produzido com o apoio do projeto Marcas da Memória, da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, tendo como linha condutora a trajetória de dois militantes socialistas na luta contra a ditadura militar brasileira. O filme narra duas experiências diferentes, pois diferentes eram as concepções políticas que orientavam a resistência à ditadura. Mas são iguais na coragem, na dor, na sobrevivência e superação.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!