Nelson Rodrigues está de volta - Por Humberto Oliveira

Nelson Rodrigues está de volta - Por Humberto Oliveira

Nelson Rodrigues está de volta - Por Humberto Oliveira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Após dois anos das comemorações do centenário de nascimento do dramaturgo Nelson Rodrigues (1912/1980), somente agora Porto Velho terá a oportunidade de homenagear o autor de Vestido de Noiva, texto que marcou a modernidade do teatro brasileiro, a partir de sua encenação em 1943, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Esta foi a segunda, das 17 peças que Nelson escreveria, dentre elas, também ganha destaque A Falecida, obra inaugural das chamadas “tragédias cariocas” por trazer para o palco o primeiro encontro do público com a realidade suburbana carioca, nascida das famosas crônicas da coluna “A vida como ela é...”, que Nelson assinava todas às semanas, publicadas em jornais.

A primeira versão de A Falecida foi estrelada por Sônia Oiticica – uma atriz rodrigueana, como Zulmira, e Sérgio Cardoso como Tuninho. A estreia aconteceu dia 8 de junho de 1953, sob a direção de José Maria Monteiro, com cenários e figurinos de Santa Rosa. Pois é justamente esta peça, levada ao palco há 61 anos, a escolhida para inaugurar nesta sexta-feira (20/06/2014) o tão esperado Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia, aliás, espera que já durava quase 20 anos.

A Zulmira que será assistida pelo público de Porto Velho será encarnada pela atriz Lucélia Santos, que interpretou outros personagens de Nelson Rodrigues no cinema e também na televisão. Por exemplo, a atriz, muito lembrada como a protagonista do folhetim da Rede Globo, A escrava Isaura, numa adaptação de Gilberto Braga para o romance regionalista de Bernardo Guimarães, não viveu personagens assim tão doces e inocentes nas transposições cinematográficas das peças do dramaturgo como a Glória, de Álbum de Família e a Maria Cecília, da segunda versão de Bonitinha, mas ordinária, ambos dirigidos por Braz Chediak. Foi neste longa metragem que Lucélia protagonizou uma das cenas mais marcantes e difíceis do cinema nacional, a da curra. A atriz viveu também a personagem título de Engraçadinha, sob a batuta do cineasta Haroldo Marinho Barbosa.


Lucélia Santos, ainda na televisão, ao lado de Tarcísio Meira e Marcos Paulo, viveu a angustiada Leninha, da adaptação do folhetim Meu destino é pecar, escrito por Nelson sob o pseudônimo de Suzana Flag. A minissérie, escrita por Euclydes Marinho, a história tem narração do ator Paulo César Pereio, sendo exibida em 1984, traz um tema recorrente nas peças e crônicas de Nelson Rodrigues: Uma mulher dividida pelo amor a dois homens, neste caso, os irmãos Paulo (Tarcísio Meira) e Maurício (Marcos Paulo). Com isso fica fácil constatar o grau de intimidade da atriz com a obra do autor de Toda nudez será castigada, Mulher sem pecado, Anjo negro, Beijo no asfalto, Os sete gatinhos, A serpente e outras.

Além de Lucélia Santos, a versão 2014 de A falecida traz ainda os atores Walter Breda e Eduardo Silva. Assim como a apresentação da peça dirigida por Diogo Vilela em 1994, com Maria Padilha à frente do elenco, neste novo espetáculo o cenário é um campo de futebol, inclusive com as marcações e traves. É ali que será disputada a partida, da qual todos perdem, pois o tema da peça é a decepção, a frustração, o grande vazio final dos personagens que trazem para a atualidade a certeza de que todas as pessoas, independentemente de classe social, são logradas, pois como se sabe, no Brasil de hoje vive-se o engano coletivo.

A Falecida foi levada ao cinema em 1965, dirigida por Leon Hirszman e tendo no papel principal a atriz Fernanda Montenegro, que fazia ali sua estreia cinematográfica. Lucélia Santos ao interpretar Zulmira está em ótima companhia (Sônia Oiticica, Maria Padilha, Nize Silva e Neila Tavares) e integra o olimpo das grandes interpretes de personagens inesquecíveis do universo do genial Nelson Rodrigues.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS