Peça teatral proporciona experiência inédita para a comunidade surda
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Desde o dia 17 de março a comédia “Já passam das Oito” diverte o público porto-velhense no Teatro UM do Sesc Esplanada. A peça estreou com casa cheia no último fim de semana e agora dá uma nova perspectiva ao teatro local através da inclusão social.
A comédia poderá ser assistida por surdos, neste sábado (24), a partir da ideia de Marcos Grutzmacher, preparador vocal do espetáculo, que fará a interpretação simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ele conta que a iniciativa visa possibilitar que os deficientes auditivos tenham acesso aos eventos culturais. “Os surdos acabam se afastando desses eventos por não haver certa preocupação com a acessibilidade deles”, afirma.
A presidente da Associação de Intérpretes, Ariana Boaventura, fala em nome da associação que ficou muito feliz com a iniciativa do grupo em convidá-los. “Os surdos, de um modo geral, não frequentam por conta da comunicação. Eles utilizam a linguagem de sinais, e se não há tradução, eles não compreendem. Vai ser a primeira vez que a comunidade surda vai ao teatro junto. Será uma primeira experiência”, finaliza.
O convite não se restringe apenas aos membros da associação, toda a população que pode comparecer e levar um amigo ou parente que seja surdo para assistir à peça. Após o espetáculo o elenco fará um debate para que eles conversem com o elenco e direção sobre o ofício do teatro e também curiosidades e as impressões sobre a montagem.
O intérprete
Marcos Grutzmacher é intérprete certificado pelo Exame Nacional de Proficiência em Libras (Prolibras), emitido pelo Ministério da Educação (MEC), membro da Associação de Intérpretes de Porto e atua na área há 6 anos.
As tias
Alda e Nalda, as tias, já são figuras carimbadas do cenário cultural local, onde participaram ativamente em programas de Tv e rádio do Dia Internacional da Mulher. Diariamente, as tias batem papo com seus “anjinhos” através do Facebook (http://www.facebook.com/TiaNaldaeAlda), dando dicas e informações sobre o espetáculo.
Elas também estão presentes na rádio CBN, com a coluna semanal "Sabores do Norte", às sextas feiras 15h30, acompanhadas de Alisângela Lima para falar sobre a culinária regional.
A comédia
A comédia de costumes traz as irmãs Nalda (Alexandre Lemos) e Alda (Juraci Júnior), que criaram durante anos o seu único sobrinho, Valdinho (Allan Halsse). Para surpresa das duas, o rebento anuncia que está de casamento marcado com Maria Louísa (Madaí Dias), uma moça de família que conhecera. É claro que esta decisão será afetada por conta dos ciúmes das tias, que irão até as últimas consequências para não deixar a noiva invadir o lar que pertence a apenas três pessoas.
“Já Passam das Oito” continua em cartaz no dias 24, 25 e 31 de março e 01, 07 e 08 de abril, no Teatro Um do SESC, às 20h30. Ingressos custam R$ 20,00, com direito reservado a idosos e estudantes (que apresentarem carteirinha de estudante) de pagar meia entrada. Reservas e informações: (69) 8120-4183. .
A temporada, que faz parte do projeto “Teatro em Cartaz” do SESC Rondônia, teve apoio de empresas que acreditam e investem na arte produzida em Rondônia e contou com o patrocínio da Uniron, Restaurante Árabe Jarude, Cantina do Porto, Merô Reis e Spaço Della´s, e ainda apoio cultural do site de notícias Rondônia ao Vivo, Rádio CBN Rondônia e Porto Velho Shopping. A realização é da Folk Produções em parceria com o Grupo Raízes do Porto e Sesc Rondônia.
SERVIÇO TEATRO:
Peça: “Já Passam das Oito”;
Texto: F. Barros;
Direção: Alexandre Lemos;
Dias: 24, 25 de 31 de março e 01, 07 e 08 de abril (sábados e domingos);
Local: Teatro Um do SESC (Rua Presidente Dutra, Bairro Pedrinhas);
Horário: 20h30.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!