Canta Mulher 2012 fará homenagem ao centenário da Madeira Mamoré
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em parceria com o Fórum Popular de Mulheres, a Prefeitura de Porto Velho realizará de cinco a nove de março a 20ª edição do Projeto Canta Mulher. Conforme a secretaria adjunta de assistência social, Edna Vasconcelos, este ano o Projeto também será alusivo ao centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). Além de espetáculos musicais no teatro do SESC e Mercado Cultural, promovidos por cantoras e intérpretes regionais, haverá várias palestras e debates sobre o papel da mulher no século XXI.
As mesas de debates serão denominadas “Ferrovias do Diálogo”, uma alusão à lendária “Ferrovia do Diabo”, como também é chamada a EFMM, por conta das centenas de mortes de pessoas que trabalharam em sua construção. “Vamos debater a própria história dos 20 anos do Fórum Popular de Mulheres, nossas conquistas, desafios, o papel e o perfil da mulher neste século”, explicou Edna.
Sobre a pauta de discussões, que será chamada “Agenda Maria Fumaça”, haverá espaço para várias leituras sobre a história da EFMM e o papel do público feminino nesse processo, violência, desigualdades, pobreza, renda, saúde e formação profissional, dentre outros itens a serem abordados. “Queremos destacar o apoio importante do prefeito Roberto Sobrinho desde o início da sua gestão. Também agradecemos a parceria da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres, Fundação Iaripuna e SESC”, disse a secretária.
Os shows musicais intitulados “Trilhos Sonoros” também serão alusivos ao centenário da ferrovia. De acordo com Edna Vasconcelos, toda programação tem o objetivo de valorizar a nossa história e ao mesmo tempo chamar a atenção da sociedade para os temas relacionados à mulher. “Avançamos muito em nossas conquistas nesses 20 anos, principalmente na gestão do Roberto Sobrinho, mas ainda há muitos desafios a nossa frente e não podemos nos acomodar”, alertou. Ela acrescentou que este ano o Canta Mulher terá atração nacional.
A secretária afirmou que as mulheres ainda sofrem com muitas discriminações e desigualdades de direitos. “Queremos que nossa causa seja olhada com muito carinho e atenção, principalmente em se tratando de políticas públicas”, observou. Ela conclamou as mulheres a continuarem na luta por seus direitos, dado ao seu papel importante nas organizações sociais.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!