O documentário Caçambada Cutuba, do jornalista e diretor, Zola Xavier, que estava gravando na manhã desta quarta-feira (27) uma das cenas do filme na Praça Presidente Getúlio Vargas e logo após iria registra parte do filme com o Ex-Prefeito de Porto Velho (RO) antes do golpe militar de 1964, José de Oliveira Barroso, mais conhecido com Carmênio.
Segundo José de Oliveira Barroso, no dia (01) de Abril de 1964, ele e sua família foram surpreendidos por soldados do exército brasileiro no período noturno daquele dia. O Ex-Prefeito de Porto Velho, José de Oliveira Barroso, foi encaminhado para uma das salas do então Palácio Presidente Getúlio Vargas.
Em seguida vieram às pressões psicológicas feitas pelos militares e até possivelmente atos de tortura aconteceram dentro das salas do referido palácio. Carmênio foi informado que naquele momento não era mais prefeito, pois uma outra pessoa já havia sido escolhida para administrar Porto Velho.
O Jornalista e diretor do documentário, Zola Xavier, ressaltou que o filme irá abranger partes importantes de fatos políticos e sociais que ainda não foram divulgados no contexto histórico da capital rondoniense. Ambientes de cenas e locações históricas serão os complementos de cada tomada de cena.
Zola Xavier revela que no filme documentário Caçambada Cutuba, irá exibir um prédio histórico que deveria fazer parte da classe estudantil da época, porém os militares tomaram o local e até a atualidade as dependências do prédio fazem parte do poder militar.