Lenha na Fogueira
Em tempo de final de ano, nada mais coerente do que se fazer a retrospectiva dos acontecimentos do ano que está chegando ao fim.
*********
Sendo assim:
*********
Vamos enumerar alguns acontecimentos do segmento cultural que marcaram o ano de 2010.
********
O ano começou com a notícia que tirou o subsídios das escolas de samba e blocos carnavalescos, em virtude da lei eleitoral.
**********
Depois veio a discussão sobre o local onde seria montado o Arraial Flor do Maracujá.
*********
Muito bem resolvida pelo secretário Jucélis que levou o Arraial para o espaço da empresa Sabenauto.
********
Resolvido o local do espaço, o problema passou a ser o repasse dos subsídios para os grupos folclóricos. Que ameaçaram através da Federon não se apresentar caso o governo não liberasse os recursos.
*********
Entrou em cena a primeira dama dona Marli Caúla e garantiu entrar na briga, conseguindo junto às empresas que estão construindo as Usinas do Madeira a colaborar com os grupos folclóricos.
********
Acontece que outra empresa, também depositou certa quantia só que pela Lei Rouanet e até hoje a Federon não conseguiu liberar a grana porque p-ara se mexer na cona pela Lei Rouanet o deposito tem que ser no mínimo de 20% coisa que não aconteceu.
*******
Resultado, os grupos folclóricos estão devendo até o cabelo da “venta”.
*********
Nas artes plásticas o grande acontecimento foi a Exposição da Mad Margot. “Isso é um verdadeiro Salão de Artes”, disse a artista Rita Queiroz elogiando o trabalho da Margot.
**********
O Festival de Teatro de Rua promovido pelo terceiro ano pelo grupo O Imaginário do nosso amigo Chicão Santos mais uma vez foi o grande destaque das artes cênicas.
**********
O FestCine Amazônia mais uma vez foi coroado de êxito ainda mais ao trazer a grande artista Zezé Mota.
*********
E a Itinerância que levou o cinema a todos os distritos de Porto Velho.
*********
Nessa área que se destacou também foi o Festival Curta Amazônia realizado pela primeira vez e que alcançou grande repercussão na mídia.
*********
Agora o grande lance da Cultura em 2009 foi a implantação dos Pontos de Cultura no estado de Rondônia.
*********
Foi a grande sacada do governador Ivo Cassol com o secretário Jucélis da Secel.
*********
Hoje temos 30 Pontos de Cultura dos quais apenas um não disse até agora ao que veio. Os demais cumpriram com o que determina as normas do MinC e da Coordenação dos Pontos de Cultura em Rondônia.
********
Na música tivemos o espetáculo Gente da Mesma Floresta Eliakin Rufino (Roraima), Graça Gomes (Acre), Zè Miguel (Amapá), Bado (Rondonia), Nilson Chaves (Pará) E Célio Cruz (Amazonas).
*********
A versão municipal do Projeto Também bombou em 2010.
*********
Depois o grande espetáculo musical foi o Duo Pirarublue com Sandro Bacelar e Gioconda, cantando Noel Rosa.
*********
O CD do ano foi o Buquê de Natal do Zezinho Maranhão-
*********
Jória Lima emplacou a peça Album de Família e “Filhas da Mata” do O Imaginário que rodou o Brasil pelo Palco Giratório do Sesc.
********
Enfim! 2.010 pode ser considerado um ano razoável culturalmente falando.
********
Em nome do amigo Leonildo Bezerra que trouxe essa lembrança de Recife (foto), desejo a todos os leitores, Um SUPER ANO NOVO.