ARTIGO - Hoje é o dia da mentira? – Por Ruzel Costa

ARTIGO - Hoje é o dia da mentira? – Por Ruzel Costa

ARTIGO - Hoje é o dia da mentira? – Por Ruzel Costa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dia 1º de abril, data folclórica dia da Mentira no Brasil, April Fools Day nos Estados Unidos, na França Poisson d’Avril (peixe de abril) e em Portugal dia dos Enganos.
 
Infelizmente, no país em que vivemos não sabemos realmente o que é verdade ou mentira e uma mentira dita repetidas vezes pode virar uma verdade.
 
No país das “surpresas” vale lembrar a CPMF: dizia-se que o dinheiro era para custear a saúde, mas todo mundo sabe que o dinheiro arrecadado nunca chegou ao devido fim. A “contribuição” seria provisória, foi cobrada por mais de uma década, foi morta, porém pode ser ressuscitada com outro nome da mentirinha. Dizem que o Brasil é um país democrático, será? Num país realmente democrático “todos são iguais perante as leis”, mas não é isso o que vimos.
 
As Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI), que perda de tempo, de dinheiro e que na grande maioria não acaba em nada, só em pizza de vento.  O voto outro exemplo, que é obrigatório, sugere ser mais que dever do que direito.
 
Outra grande mentira, quando economistas, analistas principalmente internacionais
dizem que o Brasil é um pais “em desenvolvimento”. Como? Se são grandes as desigualdades socioeconômicas, nem todos tem acesso a saúde, a educação (e nesse setor  o que importa é a quantidade e não a qualidade, é só observar o número de analfabetos funcionais) ao saneamento básico, outra grande contradição e a falta de água potável e a maior bacia hidrográfica do mundo localiza-se aqui.
 
Nem o futebol escapa à fraude e à manipulação, o escândalo da máfia do apito, no campeonato brasileiro de 2005, quando um árbitro da FIFA “vendeu” onze jogos do campeonato, um dos maiores escândalos do futebol brasileiro. Outra o torcedor paga ingressos caros para assistir pelo menos 90 minutos de futebol, mas só assiste um pouco mais da metade da partida. E mais, mais....
 
Acredita-se que a brincadeira tenha surgido na França, pois desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, começo da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º  de abril.
 
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX (1550-1574) que reinou entre 1560 até sua morte determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.
 
Outra versão para a origem do dia da mentira é contada pelos estudiosos. Segundo eles, o príncipe Loraine, ao fugir do Castelo de Nacy, pregou uma peça no rei Luís XIII exatamente nesse dia. Sua intenção era brincar com o rei, nadando pelo rio Meurthe. Com a impopularidade de Luís XVIII, os franceses aproveitaram o fato para ridicularizá-lo.
Já no Brasil a data é “comemorada” devido a um periódico “A Mentira” que foi lançado em Pernambuco no dia 1° de Abril de 1848 e tinha em sua matéria principal a morte de D. Pedro II, o que foi desmentido no dia seguinte. O jornal durou poucos meses e foi fechado.
As grandes mentiras
 
  Do comércio duvidoso: Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.
 Dos falsos políticos: Meu mandato pertence ao povo.
 Em quanto durar o casamento: Tudo o que é meu é seu.
 Das diversas indústrias: Não contém aditivos químicos.
 Dos estudantes: Prometo que ano que vem vou estudar mais
 Das propagandas enganosas: Vendemos em 10 / 12 vezes sem juros
 Dos casados: Bem vou ao barzinho tomar só uma.
 Dos que querem emagrecer: Esse ano começo o regime ou essa semana começo na       academia.
 De alguém para alguém: Isto vai doer mais em mim do que em você.
 De quem ta devendo ou não tem: O dinheiro não trás felicidade.
 Outra do comércio: Estou te vendendo a preço de custo
   Dos governos: O Brasil é um país justo, é muito justo.
 
Afinal todos os dias é o dia mentira.
 
 
Professor Ruzel Costa leciona na Escola Enio dos Santos Pinheiro, Colégio Objetivo                   e Faculdade  Faro
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS