CULTURA - Público lota Teatro Banzeiros durante 2ºFestival Literário do SESI

CULTURA - Público lota Teatro Banzeiros durante 2ºFestival Literário do SESI

CULTURA - Público lota Teatro Banzeiros durante 2ºFestival Literário do SESI

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O clima de emoção e orgulho tomou conta dos familiares dos alunos do 1º ano A, B,C e D do ensino fundamental do Centro Educacional Gilberto Mendes de Azevedo (SESI Escola), que munidos de máquinas fotográficas, celulares e filmadoras, lotaram na noite de ontem, 03, as dependências do Teatro Banzeiros, para prestigiarem as apresentações do II Festival Literário promovido pelo SESI Educação. 
 
Tendo à frente a diretora da escola, Débora Mendes de Souza e a supervisora do segmento Educação Infantil, Wilme França, a equipe formada por 22 professores coordenou a participação das 81 crianças - com idade entre seis e sete anos - que se apresentaram no palco, individualmente ou em grupo. 
 
“Cantiga, rodas, narrativas, poemas, dramatizações, ir ao teatro, rodas de notícias, são os recursos capazes de exercer fascínio nas crianças e fazem o cotidiano de cada um”, falou o professor Francisco Valterlei, que foi o mestre de cerimônias da abertura do show. “Em todas as atividades, a linguagem oral contribui para o enriquecimento do vocabulário e é ferramenta para a ampliação do contato com a leitura e a escrita. O hábito de ler, por sua vez, ajuda na construção da familiaridade com o mundo letrado”, disse.
 
A primeira apresentação da noite foi feita pela aluna da turma B, Amanda Volpi Luz, que declamou o poema “Com carinho”, em homenagem à escola, aos alunos e aos pais. Em seguida, os alunos das turmas B e D interpretaram “Superfantástico”. 19 alunas e alunos da turma B encantaram o público cantando e dançando “Emília”, personagem do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. A platéia empolgada cantou junto das crianças. O show contou ainda com as canções “Sound of animals”, “IF you-re happy and you know it”, “A borboleta pintora”. A turma D despertou o lado criança da platéia com o “Baú de Histórias” e entre as histórias dramatizadas foram apresentadas “Os dois porquinhos e uma porquinha”, “Confusão no jardim” e as cantigas “Ursinho Pimpão”, “Estava correndo na rua”, as declamações “A chuvarada”, “A semente e o fruto”. As turmas C e D deram um show à parte cantando e dançando “Rock Tchá Tchá” e arrancaram aplausos do público.
 
As crianças interpretaram “Aquarela”, de Toquinho e Vinicius, “Barquinho de papel”, em homenagem à família e encerraram com “Depende de nós”. As apresentações foram os pontos altos do Festival. 
 
A diretora da escola, Débora Mendes explicou que “a idéia da segunda edição do festival surgiu quando os professores detectaram a expressividade dos alunos nos trabalhos produzidos e apresentados, incluindo declamação de poemas, encenações teatrais, leitura de contos e histórias infantis. Por isso, resolvemos levar ao público formado pelos pais e familiares, o talento artístico dos alunos, bem como, suas emoções”, destacou com entusiasmo a diretora.
 
Débora destacou o momento como mágico e aproveitou para elogiar o empenho de todos os professores da educação infantil, supervisoras, estagiárias e equipe técnica, que contribuíram para a realização do festival.
 
“No ano passado, as crianças estavam com dificuldade para ler, escrever, e as nossas expectativas para esta segunda edição são as melhores possíveis. Inclusive já temos alunos que descobriram a leitura e já estão trilhando por outros caminhos” explicou a professora.
 
Um festival literário não estaria completo sem a presença de escritores. Dois convidados especiais, Cléia Alves, atuante no campo da cultura por meio do projeto Viva a Natureza e autora de cinco livros infantis digitais e o poeta e teatrólogo Antonio Prata, autor de13 livros, cinco peças de teatro e um livro digital de crônicas, enriqueceram e abrilhantaram o Festival.
 
Para a superintendente do SESI Rondônia, Soraia Vilela, a atividade superou todas as expectativas. “Foi muito bonito e emocionante ver o Teatro completamente tomado pelos pais dos nossos alunos. Sabemos o quanto é importante o apoio familiar às crianças, que ganham confiança para desenvolver os trabalhos com mais desenvoltura durante a apresentação. O sucesso da segunda edição fortalece ainda mais o projeto e nos dá a certeza de que a próxima edição será ainda maior e melhor”. Soraia foi além do cunho cultural do evento e falou do apelo social, já que a título de ingresso foi pedido a doação de um litro de leite. Todo o material arrecadado será entregue à Associação Casa Família Rosetta.
 
O presidente da FIERO, Denis Roberto Baú enaltece mais esta ação do SESI, que, ao mesmo tempo em que, promove um festival literário com a participação dos alunos da escola, também abre espaço para o exercício da cidadania. “Prestigiar um espetáculo é prazeroso e, ainda mais, quando se trata de apresentações dos alunos do SESI Escola. Parabenizo toda a equipe do SESI pelo empenho e atenção às crianças que revelaram seus talentos”. Ele encerrou ao enfatizar que “o SESI - mais uma vez - demonstra a excelência nos serviços prestados à educação”.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS