Durante a itinerância está sendo gravado um documentário tendo o cantor Bado como protagonista
Puerto Maldonado, cidade peruana distante cerca de 300 quilômetros da fronteira com o Brasil, recebe nesta noite (16/07), o Fest Cineamazônia Itinerante 2009. Capital do Departamento de Madre de Dios, a cidade de aproximadamente 50 mil habitantes, completou 107 anos de instalação. A mostra itinerante está percorrendo cidades da Amazônia e região dos Andes, no Peru.Na segunda-feira (13/07) o Fest Cineamazônia foi projetado em Rio Branco, capital do Acre. Um público estimado em 300 pessoas assistiu aos filmes e vídeos ambientais numa praça pública.
Em Iñapari, cidade peruana na fronteira com o Acre, a mostra aconteceu na praça municipal. O Fest Cineamazônia foi exibido simultaneamente com o Cine na Fronteira, um projeto da ong Nómadas, do Peru, com a mesma proposta de levar filmes para comunidades sem cinemas.O cineasta Aldo Callegari, da Nómadas, destacou a importância de integrar a América Latina com artes. “Os países latinoamericanos tem semelhanças que precisam ser compartilhadas”, afirmou.
A integração latinoamericana conta também com a participação do cantor portovelhense, Bado, protagonista do curta-metragem que está sendo produzido durante a mostra itinerante do Fest Cineamazônia. Durante a viagem, Bado compôs a música principal do filme. O palhaço Bob, personagem do ator Marcos Eldóm, faz a interação com o publico infantil.As próximas exibições serão nas cidades de Marcapata e Cuzco. O Fest Cineamazônia Itinerante é patrocinado pela Petrobras, através da Lei de Incentivo à cultura, da Secretaria de Audiovisual, do Ministério da Cultura. Tem como apoiadores: Santo Antônio Energia, Maporé, Governo de Rondônia, Prefeitura de Porto Velho através da SEMDES/SEMED, senadora Fátima Cleide, e deputado federal Eduardo Valverde.