Um olhar na transversalidade do matuto - Por Silvio M. Santos

Um olhar na transversalidade do matuto - Por Silvio M. Santos

Um olhar na transversalidade do matuto - Por Silvio M. Santos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Galeria Príncipe da Beira localizada no piso superior da Casa da Cultura Ivan Marrocos, abriga desde quinta feira 21, a exposição “A transversalidade do olhar matuto”, com telas do artista plástico Jair Gabriel e fotografias de Walteir Costa.

Não é a primeira vez que os dois profissionais das artes plásticas e da fotografia se reúnem, porém, desta vez superaram todos os trabalhos já apresentados ao público em outras exposições; Talvez, por tratar-se da despedida de Porto Velho do Jair Gabriel. “Como estou me aposentando e vou me mudar definitivamente para a Bahia, essa exposição é para mim uma despedida de Rondônia, a terra onde nasci e me criei”, conta Jair Gabriel.

Domingo passado 24, ao visitar a galeria, nos deparamos com várias pessoas admirando a exposição dos “matutos” Walteir e Jair Gabriel. Entre os tantos visitantes o que mais ouvimos, foram elogios ou para uma fotografia do Walteir, ou para uma tela do Jair.

O nosso “olhar”, aproveitou para fazer uma viagem através do “olhar enviesado” dos artistas e ao desembarcar do “Vagão do tempo”, foi direto para o “Cai n’água”, de onde pode apreciar “As mariposas” em “Revoada” acompanhando a procissão de “São Pedro”.

Na realidade, ao acompanharmos a disposição das fotografias e telas que fazem parte da exposição “A transversalidade do olhar matuto”, nos deparamos com o misticismo religioso que é bastante acentuado no trabalho dos dois expositores. Ao tempo que reverenciam os atos litúrgicos do catolicismo, ao destacarem a procissão do Senhor Morto e o Círio de Nazaré, se encontram num templo da UDV (União do Vegetal) “Estrela Guia”, onde participam de um “Encontro Mágico”.

O expectador pode seguir viagem apreciando a “Dança dos Pavões” em quanto escuta “O som da mata” que ecoa pelas “Veredas do céu” e se propagam através do colorido da folhagem do “Pau d’arco”. Assim desembarcamos no “Porto das esperanças”.

A exposição “A transversalidade do olhar matuto” que fica na galeria Príncipe da Beira até do dia 30 deste mês, é para ser vista e revista por todos que gostam de arte e em especial, da arte de qualidade como é a arte do fotografo Wateir Costa e a arte naïf (ingênuo) do Jair Gabriel.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS