Com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel), a exposição ‘A Transversalidade do Olhar Matuto’ será aberta nesta quinta-feira (21), às 20:00 horas, na Casa de Cultura Ivan Marrocos.
Esta é mais uma empreitada artística do fotógrafo Walteir Costa em parceria com o artista plástico Jair Gabriel. Juntos eles apresentam ao público seus diferentes olhares sobre o universo amazônico e a expressão dos impactos ambientais e sociais na região. “Estamos felizes em apoiar essa exposição e assim promover o acesso da população as obras de artistas como Jair e Walteir. Os dois há muitos anos transmitem através da arte a poesia da multifacetada cultura rondoniense e da simplicidade da vida cabocla”, define Jucélis Freitas, secretário da Secel.
A proposta das lentes de Walteir Costa e dos pincéis de Jair Gabriel é remar na contramão da velocidade dos dias atuais, fazer da arte uma ferramenta de reflexão sobre a existência humana e assim, despertar o olhar crítico do espectador para a essência de fazer parte da vida que o cerca e da natureza em suas variadas formas.
“Queremos contribuir para uma reflexão através da arte e mostrar a concepção da forma de vermos o modelo amazônico de viver”, conta Walteir Costa. “Como estou me aposentando e vou me mudar definitivamente para a Bahia, essa exposição é para mim uma despedida de Rondônia, a terra onde nasci e me criei”, conta Jair Gabriel que destaca a parceria com a Secel. “Esse apoio do Governo de Rondônia através da secretaria é muito importante. Isso mostra a preocupação do Estado com o desenvolvimento da cultura e também mostra aos artistas que, se trabalhar com profissionalismo, é possível desenvolver um trabalho de qualidade”, disse Jair.
OS ARTISTAS
Jair Gabriel foi durante parte de sua vida um seringueiro na Amazônia. Pintor autodidata, desenvolveu sua vocação em um estilo próprio e utilizando a técnica do pontilhismo. Sua inspiração vem principalmente dos tempos vividos na floresta, expressando sua criatividade em combinação de cores. Pássaros, ramos, borboletas, figuras humanas compõem suas telas. Sua arte é genuinamente brasileira, amazônica. Em países como França, Itália, Suíça e Portugal, onde já realizou exposições de suas pinturas, seus trabalhos conquistaram respeito e admiração.
O fotógrafo Walteir Costa é também psicólogo e historiador. Desde 1985 é fotógrafo profissional, fez o registro oficial do Plano Agropecuário e Florestal de Rondônia (Planafloro), concentrando suas lentes na floresta amazônica. Tem fotos publicadas em jornais, revistas, livros, cartões telefônicos, catálogos e participou de diversas exposições voltadas à questão ambiental. Registrou espécies nobres da flora amazônica para o álbum fotográfico artesanal do Projeto Arvoredo, do Centro Espírita União do Vegetal Mestre Iagora. Desde 1999 ministra cursos de fotografia.