Emater-RO promove encontro de culturas

Emater-RO promove encontro de culturas

Emater-RO promove encontro de culturas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Incentivar as famílias a valorizar a cultura como patrimônio, reavendo hábitos esquecidos e promovendo o encontro entre as gerações foi o que levou a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Rondônia – Emater, a realizar a I Oficina de Resgate a Cultura, em Teixeirópolis. Histórias populares, contos e causos, cantigas de roda, quadrilhas, poesia, música com acompanhamento de violão, pandeiro e sanfona, comidas típicas e até luz de candeeiro foram os ingredientes dessa atividade que contou com a participação de mais de 200 pessoas da comunidade.
Cultura é uma referência que se faz à interação entre pessoas de uma mesma sociedade e que pode ser variável, de acordo com as transformações ocorridas no meio em que vivem. A valorização de uma identidade cultural com a democratização do acesso à cultura é capaz de transformar cenários, revelar talentos, criar novas oportunidades de ação e abrir novos espaços de multiuso cultural. E o mais importante é que tudo isso acontece de forma sustentável, com a efetiva participação popular que atua como protagonista no processo de promoção do desenvolvimento e da inclusão social.
A realização de encontros culturais passa por uma discussão sobre o valor das culturas tradicionais mediante o mercado, o respeito e a cultura local como forma diferencial no mercado globalizado.Neles a comunidade tem a oportunidade de expor os hábitos de seus familiares, costumes de época e trocar lembranças e experiências com pessoas de outras raízes culturais disseminando-as entre as diversas faixas etárias. A troca de saberes com base na experiência vivida e nas lembranças de um passado não muito distante, mas diferente dos dias atuais, marca a construção de conhecimentos que buscam resgatar valores culturais e de cidadania hoje perdidos no tempo.
Brincadeiras de criança, hoje esquecidas e substituídas por inovações tecnológicas, lembranças de quem viveu “outras épocas”, música, danças e pratos típicos, a base de mandioca, batata-doce, côco e milho, preparados com muito carinho pela comunidade, fizeram parte do Encontro de Resgate a Cultura realizado em Teixeirópolis. Essas atividades foram realizadas em duas localidades: na linha 36, no mês de setembro e na linha 28 do 31, em outubro. “O encontro reuniu várias gerações entre crianças, jovens, adultos e idosos, cujas atividades envolveram saberes locais que serviram de partida para o resgate cultural”. Diz Eliane Ventura, extensionista da Emater em Teixeirópolis que coordenou o evento. O sucesso foi tanto que a comunidade já pensa, para o próximo ano, a realização de novos encontros.
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS