Artistas de Rondônia fazem “canteiro de obras poéticas” em Brasília

Artistas de Rondônia fazem “canteiro de obras poéticas” em Brasília

Artistas de Rondônia fazem “canteiro de obras poéticas” em Brasília

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante o fim de semana a Biblioteca do Núcleo Bandeirantes na periferia de Brasília entrou em contato imediato de 1º grau com uma das propostas poéticas dessa Bienal: ampliar a fruição poética de modo democrático, inclusivo, levando ao grande público uma proximidade maior com essa modalidade literária.

Durante o evento "poemação", que fez parte das atividades da 1ª Bienal Internacional de Poesia, o público presente além de participar do um recital que incluiu poemas falados, cantados e video-poemas, não se contentou em ser mero espectador e acabou interagindo com os poetas na intervenção urbana que marcou o lançamento do livro "Condomínio Poético" do Coletivo Madeirista de Rondônia, que participou do evento com o apoio cultural da Secel..

A ação partiu para uma proposta inusitada: enquanto grande parte dos livros são lançados em tarde de autógrafos com os leitores fazendo papel de tietes, dessa vez foi diferente: os espectadores foram convidados a meter a mão na massa - os poemas que fazem parte do livro foram ampliados em tamanho cartaz e colados na parede, misturando elementos de graffiti,  proporcionando assim, uma leitura peculiar e bem humorada dos textos.

O livro "Condomínio Poético" recebeu em 2007 a Bolsa Funarte de Criação Literária, que acabou resultando numa "antologia" de poetas de diversas partes do Brasil, de Cuba e Uruguai, sendo na essência, um projeto aberto de intervenção urbana que utiliza o formato "livro" também como uma de suas mídias. O livro será distribuído na internet sob a Licença Creative Commons e poderá ser copiado, impresso e utilizado para outras iontervenções sem fins comerciais, apenas culturais.

 
Conforme as palavras dos poetas Deivis Nascimento e Joesér Alvarez, "nosso objetivo é preencher o cinza da cidade com a alegria da poesia, segundo o poema-conceito do projeto: poesia em grande formato / não só para ler de perto / mas também para ver de longe / no  cotidiano da cidade / a poesia já saiu do livro / dizendo-se do mesmo modo / e de maneira distinta / que é a mesma maneira / a poesia procura a parede / tem vida própria / imita a publicidade / bebe do design gráfico / o poema que surge / no indoor da galeria / pede mais - pede a rua / seu futuro é outdoor".

para saber mais sobre a Bienal de Poesia:

http://www.bienaldepoesia.unb.br/release.html

para saber mais sobre o Condomínio Poético:

http://www.overmundo.com.br/agenda/condominio-poetico

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS