Documentário “Quilombagem” é atração cultural nesta sexta-feira no auditório da Unir/Centro

Documentário “Quilombagem” é atração cultural nesta sexta-feira no auditório da Unir/Centro

Documentário “Quilombagem” é atração cultural nesta sexta-feira no auditório da Unir/Centro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A comunidade porto-velhense tem a oportunidade de assistir nesta sexta-feira o documentário “Quilombagem”, vencedor do DOCTV III em Rondônia. O documentário “Quilombagem”, dirigido por Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis, será exibido nesta sexta-feira, 10, no auditório da Universidade Federal de Rondônia, centro, ao lado do Palácio Getúlio Vargas, às 19h, com entrada franca. História viva - O documentário “Quilombagem” aborda o processo de formação e resistência da comunidade negra dos quilombos de Santo Antônio do Guaporé e Pedras Negras, na fronteira entre Brasil e Bolívia, a partir da ocupação do Vale do Guaporé no século XVIII pelos Reinos de Portugal e Espanha, para exploração do ouro com mão-de-obra escrava de negros trazidos de vários pontos da África. “Quilombagem” promove uma revisão histórica, contextualizando o drama diário das comunidades com a falta de transporte, acesso precário à saúde e educação, a tragédia das famílias que foram expulsas para as cidades mais próximas, e o conflito fundiário instalado pelo Ibama, a partir da criação de uma reserva biológica no território quilombola. O documentário tem duração de 52 minutos, com trilha sonora de Nana Vasconcelos e co-produção de Jurandir Costa, CL Vídeo Produções, Fundação Cultural Iaripuna, através de seu presidente Júlio Yriarte e Fundação Padre Anchieta - TV Cultura. Divulgação nacional - “Quilombagem” será exibido para todo o país no dia 9 de setembro, atingindo uma média de 3 milhões de telespectadores através da TV Cultura de São Paulo em cadeia com todas as televisões educativas brasileiras. O DOCTV, financiador do documentário Quilombagem é um Programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Fundação Padre Anchieta / TV Cultura e Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais - ABEPEC, com apoio da Associação Brasileira de Documentaristas - ABD, que tem como objetivos gerais a regionalização da produção de documentários, a articulação de um circuito nacional de tele-difusão e a viabilização de mercados para o documentário brasileiro. Ficha técnica: Quilombagem Duração: 52 minutos/2007 Direção: Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis Trilha Sonora: Nana Vasconcelos Co-produção: Jurandir Costa / CL Vídeo Produções / Fundação Cultural Iaripuna / Fundação Padre Anchieta - TV Cultura Dia 10 de agosto, 19:00 horas. Auditório da Universidade Federal de Rondônia - Unir Centro Entrada Franca. *VEJA TAMBÉM: * I Rally Le Palace de Porto Velho (RO) contará com equipamento de monitoramento GPS em todos os veículos * II Etapa do Amazon Trekking é neste domingo em Guajará-Mirim
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS