Ex-ministra do Meio Ambiente é mais uma personalidade homenageada pelo Festcine Amazônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Há seis anos quando a primeira edição do Festcine Amazônia foi realizada em Porto Velho, Rondônia, os organizadores instituíram as premiações dando o nome de personalidades ligadas não apenas a cultura, mas também a luta pela preservação da natureza como a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, contemporânea dos dias de luta do líder seringueiro Chico Mendes morto em 1988.
Nascida a 8 de fevereiro de l958 numa colocação de seringa chamada Breu Velho, no Seringal Bagaço, a 70 quilômetros de Rio Branco, capital do Acre, a professora Maria Osmarina Silva Souza, a Marina do PT, eleita senadora com a maior votação. Foi nas lutas dos moradores de seu bairro, descobriu a política não-partidária dos movimentos sociais. Na escola, aproximou-se das lideranças do movimento estudantil.
Em 1984 Marina fundou a CUT no Acre, junto com Chico Mendes, ele coordenador, ela vice. Com a intensa atividade de Chico nos seringais de Xapuri, Marina assumia na maior parte do tempo a liderança do movimento sindical no Estado. E foi para ajudar Chico Mendes em sua candidatura a deputado estadual que Marina filiou-se ao PT em 1985. Nas eleições do ano seguinte, fazendo dobradinha com o líder seringueiro, candidatou-se a deputada federal. Sendo que um dos maiores incentivadores, o bispo Don Moacir Grechi vive atualmente em Porto Velho.
Marina Silva foi e continua sendo criticada, injustamente, principalmente em Rondônia, pela demora de seis anos em autorizar a construção das Usinas do Madeira. Sua intenção foi intensificar estudos visando a diminuição dos impactos ambientais e que fossem respeitadas as exigências de compensação ambiental.
O compromisso de Marina Silva com a floresta aumentou ainda mais. Pela sua determinação ficou conhecida como a “Senadora da Floresta” e em reconhecimento a sua luta para a preservação da natureza que o Festcine Amazônia a homenageia dando seu nome a uma importante premiação do Festival cujo tema este ano é “Não – A Natureza não pode sair de cena”.
O Festcine Amazônia – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental continua com inscrições abertas até 29 de agosto. O Festival acontece em Porto Velho, Rondônia no período de 10 a 15 de novembro de 2008.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!