A antropóloga paulista Betty Mindlin, que entre os anos de 1979 e 1994 percorreu as aldeias de Cacoal juntamente com Maria Barcellos (conhecida carinhosamente como Maria dos Índios) deverá estar em Cacoal no próximo dia 18 de maio para o lançamento oficial do livro “Vozes da Origem”.
O livro, com mais de 230 páginas, foi impresso pela Editora Record, em fino acabamento, e conta a história do povo Paiter Surui, crenças e mitos.
De acordo com Maria Barcellos, o livro retrata o mundo sob a visão dos índios suruis, explicando a sua gênese. Para se chegar à composição da obra, efetuou-se um trabalho de 15 anos, período em que foram entrevistados os principais líderes indígenas.
“O importante desse livro é que a autora se propôs a escrever as histórias que até então eram passadas de pais para filhos, oralmente. Agora temos uma base de dados catalogada e essas lendas e mitos irão se perpetuar eternamente, com registro histórico dos fatos”, relata Maria.
Segundo a autora, “Vozes da Origem” é uma coleção de mitos dos índios Suruí de Rondônia contados em língua indígena à antropóloga Betty Mindlin pelos narradores mais velhos, que nasceram na floresta e já eram adultos quando foi feito o primeiro contato pacífico da Funai com os Suruí Paiter, povo de Rondônia, em 1969.
*
VEJA TAMBÉM:
*
“Sempre um Papo” exibe filme inédito sobre Oscar Niemeyer
*
Abertura Estadual do MotroCross acontece em Porto Velho neste domingo