Coletivo Madeirista é o vencedor do Digital Art Awards da Unesco

Coletivo Madeirista é o vencedor do Digital Art Awards da Unesco

Coletivo Madeirista é o vencedor do Digital Art Awards da Unesco

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um grupo de artistas de Porto Velho o "Coletivo Madeirista" é o grande vencedor do Digital Art Awards 2007, uma premiação internacional concedida pela UNESCO a artistas emergentes e suas realizações criativas cujos projetos promovam uma reflexão inovadora entre arte e tecnologia e sua interação na sociedade de informação. A cidade de Porto Velho e o Brasil portanto, serão representados na Bienal de Sharjah nos Emirados Árabes de 31 de março a 3 de abril pelo Coletivo Madeirista com um workshop para arte-educadores locais e de diversos países e uma apresentação de vídeo mostrando suas ações artísticas. A Unesco ainda não divulgou o resultado oficial no site, mas a sua representação em Paris já contatou o grupo em Porto Velho informando que o Coletivo Madeirista (formado por Joesér Alvarez, Rinaldo Santos, Flávio Dutka, Jean Ricardo, Gaspar Knippel, Luis Dantas, Adão Viotto e Deivis Nascimento) foi o grande vencedor do Digital Art Awards 2007, cujo tema esse ano foi "Sons e imagens de minha cidade". Para ter-se uma idéia de quão acirrada foi a concorrência, basta dizer que estiveram no páreo projetos diversos como os da Croácia, Taiwan, Paquistão, Coréia do Sul , Romênia, Tunísia, Bangladesh, Egito, Alemanha, Senegal, Canadá, Irã, Palestina, França,Sérvia, África do Sul,Holanda, Israel, Inglaterra,Grécia, Síria, Kurdistão, China, Estados Unidos, Polônia, Suíça, Bolívia, Argentina, Austrália, Slovenia, Moldova, Chile, Mexico, Latvia, Jordania, Burkina-Faso, Japão e 5 outros trabalhos do Brasil. “Inventário das Sombras” O projeto “Inventário das Sombras” foi concebido durante uma oficina realizada pela FUNARTE em outubro de 2004, a partir da calçada da Casa de Cultura Ivan Marrocos, e desde então, se espalhou por outras cidades do Brasil,tendo sido realizado nas ruas de São Paulo, Vitória e durante a última Bienal da UNE, no Rio de Janeiro recriando uma "calçada da fama" entre a Lapa e o Circo Voador. A proposta é simples: "não requer prática nem tampouco habilidade e qualquer um pode fazer", basta pintar a própria sombra fazendo um grafismo que registre a presença da pessoa naquele momento, naquele lugar, e está pronto. Cria-se uma galeria de arte pública, de livre acesso. Cria-se uma celebridade instantânea. Potencializa-se a criação de novos artistas confirmando o que o grande mestre Joseph Beuys dizia: "todos são artistas". Mais além da tradição hermética da Arte encerrada nas galeria, museus e coleções particulares, questiona-se a "aura" da Arte, o fetiche da mercadoria, o papel da arte pública, a apropriação do espaço urbano, o desejo de celebridade, absência/imanência, enfim, uma diversidade de conceitos chegam ao grande público nas calçadas e avenidas, mostrando cada vez mais que a arte está ligada à vida, ao cotidiano das pessoas e que o artista tem de ir mais do que nunca, aonde o povo está. PARA SABER MAIS: http://portal.unesco.org/culture/en/ev.php-URL_ID=32309&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html www.coletivomadeirista.tk
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS