Caó Cruz Alves estará em Porto Velho quando participará do CINEAMAZÔNIA, prometendo deixar sua marca na Abertura Oficial que acontece no dia 15 de Novembro no Cine Veneza... >>>
*Caó Cruz Alves estará em Porto Velho quando participará do CINEAMAZÔNIA, prometendo deixar sua marca na Abertura Oficial que acontece no dia 15 de Novembro no Cine Veneza, pois Caó Cruz foi quem produziu a Animação de Abertura do CINEAMAZÔNIA 2006 e, além disso, estará lançando seu primeiro DVD composto de várias obras premiadas entre elas: COISINHA - 5’ - Beta – 1997*Prêmio: Voto Popular no FIM (Festival da Imagem em Movimento) – Salvador, Ba. 1998 OUVIRAM ALONZANFAN - 5’ - Beta - 1998 *1o prêmio no Festival a Imagem em Cinco Minutos, Salvador, Ba. 1998; VOTE ROBERFINO - 4’ 30’’ - Beta - 1999*Melhor animação no Videoff, 1999 Prêmio Quanta, na XXVII Jornada Internacional de Cinema da Bahia, 2000; O BEIJO – 2’ – DVD – 2000/2004 (remaker) *Prêmio Melhor animação no II Festival Internacional de Humor de Recife – Recife, PE 2000; A MULHER BARBADA, O LEÃO E O CASÓRIO - 10’- Beta – 2000; COMILANÇA ANIMAL - 5’ – Beta – 2003 *3O lugar na 2a Mostra Baiana de Vídeo Clip, Salvador, Ba. 2003 *Menção Honrosa na V Festival Barueri de Vídeo – Barueri, SP. 2003 e Melhor animação 1º Festival Ambiental Latino-Americano de Iraquara. Iraquara, Ba; O VIOLINISTA DE DANÚBIO – 5’ – Beta - 2004*Premio BNB - melhor vídeo do Nordeste *Prêmio Especial do júri - XXXI Jornada Internacional de Cinema da Bahia, 2004 Melhor animação no Vl Festival Barueri de Vídeo – Barueri, SP – 2004; EL TORO DE GUERNICA 5’ – 2005 Melhor animação no Cineamazônia 2005 (Troféu Mapinguari), Porto Velho, Ro e mais vinte vinhetas animadas e cartuns animados, além dos Extras.
*Recentemente participou do Dia Internacional da Animação com a exibição dos filmes Comilança Animal e Bahianimada, O Violinista de Danúbio e Apresentou sessões de demonstração aberta para animação em 2D, na Galeria Pierre Verger (Barris), quando pôde mostrar as várias etapas de um filme de animação feito no computador (2D), desde a criação do roteiro, personagem, cenários, até a inclusão de movimento e som, evidenciando como o avanço da tecnologia computadorizada tornou mais fácil e acessível a todos a produção integral de um filme de animação.
*O diretor com uma obra de cartuns que circula entre públicos compostos de baianos, franceses e até japoneses desde os anos 70, com a marca própria de humor e lirismo poético no desenho, o soteropolitano Caó Cruz Alves dispensa apresentações, tanto por sua bagagem no país e no exterior, inclusive como cartunista de um conceituado periódico em Paris, quanto por suas participações em mostras e festivais.
*“Será um prazer estar em Rondônia, num evento de cunho 100% Arte Ambiental e poder ver in loco a reação das pessoas quando da Abertura do Festival na Sala de Cinema, tenho certeza que será algo memorável”, diz Caó Cruz.
*Caó Cruz Alves é cartunista, animador e músico. Nasceu e mora em Salvador. Iniciou profissionalmente como cartunista nos anos 70. Seus desenhos têm participado de exposições e festivais pelo Brasil e exterior. Começou a carreira de animação com o filme 'Coisinha', que venceu o prêmio do Juri Popular no Festival 5 minutos em 97, no ano seguinte venceu o I prêmio do Festival com a animação 'Ouviram Alonzanfan' e ainda produziu 'Vote Roberfino' e 'Dançando na Europa'. Formou-se através de oficinas de cinema e animação no Brasil – História do Cinema Brasileiro, Iniciação ao Desenho Animado, Estrutura do Boneco Animado, Seminário Nacional de Computação Gráfica, Oficina de Roteiro, Metodologia da Produção Audiovisual, Stop Motion, Direção de Arte no Cinema – com professores tais como: Mike Belzer Walter Sales, Sergio Tastaldi, Chico Liberato, Quiá Rodrigues e Vera Hamburguer. Durante oito anos morou em Paris onde aprimorou seus conhecimentos no campo da animação e quadrinhos na escola vinculada ao National Board of Canadá.
*Como cartunista seus trabalhos tem sido publicados em livros, jornais, revistas de circulação regional, nacional e internacional tais como: Folha de São Paulo, Jornal À Tarde, Revista Planeta, Mad, La Nouvelle Chair, Men Club, L’imbecille Heureux, Yomiuri Shinbun e em exposições individuais e coletivas.
*Têm obtido vários prêmios com seus filmes de animação em diversos festivais no Brasil, bem como tidas exibições de seus filmes no exterior. Dentre várias citamos: Anima Mundi - SP/RJ -, Jornada Internacional da Bahia, Festival Imagem em Cinco Minutos - BA-, Festival Guarnicê de Cinema em São Luís - MA -, Festival de Gramado - RS -, Salão Internacional de Humor de Pernambuco, Mostra Latino-Americana de Canoa Quebrada - CE -, Festival Internacional de Cinema de Belo Horizonte - MG -, Loop: The Vídeo Art Festival in Barcelona – Espanha.
*O CINEAMAZÔNIA é patrocinado pela PETROBRAS- Área de Gerencia Setorial/SMS e tem apoio cultural da BRASIL TELECOM.