Banda Ultimato representa Rondônia no Festival Varadouro do Acre
A banda Ultimato é uma das potências musicais da cena alternativa em Porto Velho e estará se apresentando no Acre. Confira aqui histórico, entrevista e vídeo da banda. >>>
*A Banda Ultimato formada por Diego Bentes (voz), Gracildo Jr (baixo), Bruno José (guitarra) e Rodolfo Bartolo (bateria) se apresenta nesta sexta-feira no Acre na segunda edição do Varadouro. No ano passado, Rondônia foi representada pelas Bandas Suco di Nois, Coveiros e Quilomboclada, além de bandas de vários estados do país.
*O Festival
*O Varadouro é um festival de rock alternativo brasileiro e o maior evento de música do estado do Acre, realizado por artistas, produtores culturais e do selo fonográfico acreano Catraia Records. Tem patrocínio do Governo do Acre e da iniciativa privada. O evento começa nesta sexta-feira (20) e termina no sábado (21) no espaço Mamão Café em Rio Branco.
*O Festival Varadouro faz parte do Circuito Fora do Eixo de Música Independente e da Associação Brasileira de Festivais Independentes – ABRAFIn, dos quais participam, dentre outros, os festivais Porão do Rock (DF), Abril Pró-rock (PE), Calango (MT), Goiânia Noise e Bananada (GO) e MADA (RN).
*Nesta edição, se apresentam ao todo 16 bandas dividas em dois palcos. No dia 20/10 se apresentam Gogó de Sola (AC), Mamelucos (AC), Ultimato (RO), Nicles (AC), Coletivo Rádio Cipó (PA), Macaco Bong (MT), Camundogs (AC) e Moptop (RJ); e no dia 21/10, Auttreyd (AC), Fire Angel (AC), Mezatrio (AM), Álamo Kário (AC), Porcas Borboletas (MG), MQN (GO), Los Porongas (AC) e Walverdes (RS).
*O festival também visa promoção de debate sobre crescente movimento de música independente nacional. A programação também inclui debate sobre “Independência ao Norte”, ocasião em que produtores de toda a região norte e de outras regiões brasileiras discutirão alternativas para a inserção definitiva do norte no circuito musical nacional.
*Expectativa da Banda
*A Banda Ultimato já obteve reconhecimento em Rondônia através de festivais locais como Madeira Festival (2003, 2004 e 2005) e Beradeiros, além de participação em Goiânia - GO. “Estamos ansiosos para tocar no Acre. Lá vão estar representantes dos mais importantes festivais independentes do Brasil” diz Gracildo Jr (baixista).
*A banda teve apoio do próprio festival que cedeu o transporte, hospedagem e alimentação.
*A formação musical tem influências internacionais de Rage Against The Machine, Limp Bizkit , Korn , Deftones. Nas influências regionais estão Quilomboclada, Suco di nois , Coveiros, Scrooff e outras bandas de Rondônia que fazem som de qualidade. As músicas da Ultimato contêm críticas sociais relativas à Porto Velho.
*Confira abaixo um vídeo com apresentação ao vivo da banda:
*-
*
*
Confira entrevista com a Ultimato
*Como pode ser definido o som da banda?
* Há 5 anos atrás a Ultimato surgia na cena em Porto Velho com propósito de fazer um som pesado e agressivo, com influências de: Rage Against the machine, Limp Bizkit , Korn , Deftones. Influências não tão importantes quanto : Quilomboclada ,Suco di nois , Coveiros, Scrooff e outras bandas de nossa cidade que fazem som de qualidade.
* A um certo receio com a denominação de “new metal” , pois nossa maior influência e a nossa cidade , seu cotidiano e sua história.
*Sobre o que falam as músicas de vocês?
*Assim como nossa 1° formação a ideologia musical da banda também mudou, e a proposta das músicas é o equilíbrio entre rock pesado e influências de música regional, com certo experimentalismo de batidas e efeitos. Expressando os aspectos naturais, sociais e o nosso cotidiano do dia e noite, coisas certas e erradas curtições não do tipo “viva a vida adoidado” e sim consciente.
*Qual a importância de participar do Varadouro?
*Estamos com um sentimento de conquista e prestígio, no qual junto com Festival Beradeiros vai ser o evento de maior importância do ano na cena de Porto Velho, devido ao intercâmbio entre RO e AC, Norte e Brasil.
*Na opinião de vocês, o que é essa tão falada cena alternativa?
*Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da cena alternativa do Centro-Oeste do país, conhecemos bandas e pessoas influentes da cena local.
*Em Goiânia tocamos no teatro “Martim-Cererê”, no 3° Festival Anti-carnaval, com várias bandas da cidade e estilos variados. Na capital do país um pequeno trabalho de divulgação do som com produtores locais e bandas de Brasília.
*Concluímos que não só o Norte como também em outras regiões do Brasil as bandas da cena alternativas que são totalmente independentes com relação: produção, reprodução e divulgação, arcando com seus próprios gastos e lucros
*O que vocês esperam do publico Acreano?
*Boa pergunta. Desde nossa confirmação para o Festival Varadouro, nossa meta é voltada para o show de Rio Branco-AC. Sinceramente esperamos surpreender o publico acreano, pois estamos trabalhando muito para isto!
*O que o público pode espera do show de vocês?
*Além de uma banda doida pra mostrar o som, um show com bastante energia juntando agressividade e equilíbrio, com letra que nos fazem ter uma perspectiva social diferente. Como disse acima há tempos estamos planejando nosso show no Festival Varadouro, e muito mais do que música estaremos divulgando a arte (em forma de grafite), com a participação de um artista local, interagindo simultaneamente com o show da banda.