No último final de semana foram selecionados os filmes para compor as mostras competitivas e paralelas do FestCine Amazônia, que em sua quinta edição quebra recordes de produções e deve atingir também recorde de público pela sua amplitude, já que os estados do Amazonas, Acre, Roraima, Amapá e Pará serão brindados com exibições itinerantes a partir de 2008, além de Perú e Bolívia.
Este ano 245 produções foram inscritas, sendo uma delas italiana. 21 estados brasileiros se fizeram representar, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Rondônia, que ficou em terceiro lugar em número de produções.
As produções que não estão concorrendo ao troféu Mapinguari serão exibidas em circo, nos bairros, cinema no terreiro, no beiradão, na mostra arco-íris e em salas destinadas aos estudantes da rede pública, criando uma nova clientela para os filmes nacionais, principalmente para artistas experimentais e documentaristas.
O FestCine Amazônia, que tem o apoio da Fecomercio, entre outras entidades, será realizado no Teatro Um do Sesc com entrada franca, numa proposta de atrair público e estimular tanto os espectadores quanto os produtores de cinema e vídeo de todo país.
Três produções rondonienses foram selecionadas para participar da mostra competitiva, Hábitos do sagui-de-cabeça-preta, reportagem ambiental, de Rebeca de Oliveira Barca; Cooperativa sustentável Guajará-Mirim, reportagem ambiental de Emerson Barbosa e O Parceleiro, produzida pelo jornalista Zacarias Pena Verde. Um total de 69 filmes compõe o grupo da amostra competitiva.
O festival que ocorre entre os dias 13 e 17 de novembro, é patrocinado pela Petrobrás e TNG - Gasoduto Urucu-Porto Velho, através da lei Rouanet - Ministério da Cultura.