*A Academia Rondoniense de Poetas está promovendo neste sábado, 23, a partir das 19h30min no Espaço Cultural H Montenegro em Porto Velho uma homenagem ao saudoso jornalista e patrono da academia, José Aílton Ferreira, o Bahia. O tributo ao Bahia reunirá toda a classe ligada às artes e a cultura, e pretende relembrar um ano de morte do jornalista, poeta, escritor e paladino das classes menos favorecidas. O Espaço H Montenegro fica localizado na Avenida Marechal Rondon, esquina com a Sete de Setembro.
*O jornalista faleceu o ano passado vítima de um câncer no pâncreas. Esteve meses lutando contra a doença e morreu no dia 21 de setembro, cercado de amigos e familiares que a acompanharam no seus últimos momentos na Terra.
*Bahia foi editor chefe do jornal Alto Madeira, membro e fundador da Acarp, escreveu diversos livros, e sempre esteve ligado aos movimentos sócias e culturais de Rondônia. Escrevia uma coluna diária, o Giro na Cidade, onde combatia os maus políticos, e tentava sensibilizar as autoridades dos anseios das classes mais carentes. Foi defensor ferrenho da liberdade e da democracia. Seu pensamento era o de um homem pós-moderno, sem atrelamentos a ideologias massificantes, que possam desrespeitar acima de tudo o indivíduo em si. Era o Bahia um militante solitário sempre a favor da vida e das coisas simples.