O grupo “O Imaginário” lança hoje (04), a peça teatral de rua
“Mistério do Fundo do Pote ou de Como Nasceu a Fome”. A pré-estréia acontece no “Espaço Cultural Vrena”, localizado no bairro Tucumanzal (
Zona Sul, a partir das 20h00. Dirigida por Narciso Teles, professor universitário de teatro, a peça é uma adaptação do livro do escritor argentino naturalizado brasileiro, Ilo Krugli .
*A peça faz parte do projeto do Teatro Myriam Muniz, uma ação do Ministério da Cultura, que tem o patrocínio da Petrobras. Durante o mês de setembro, serão feitas dez exibições na Capital, sendo as seis primeiras nos bairros próximos ao local da pré-estréia. As outras quatro apresentações serão feitas na Praça das Caixas D’Água, localizada no centro da cidade.
*Após as apresentações na Capital, a peça começa sua exibição em outros Estados, tendo a cidade de Manaus (AM) como primeiro local fora de Rondônia para a exibição.
*Chicão Santos, do grupo “O Imaginário”, ressalta que na peça o figurino é todo regionalizado. A juta (
tipo de planta da Amazônia que possui fibras têxteis) é a principal matéria-prima do cenário. Santos destaca também os cestos, que foram confeccionados pelas crianças do Centro de Ensino Especial (
Ceme).
*“As pessoas que trabalham na produção da peça, armadores, costureiras e ajudantes em geral, são todos das redondezas do Espaço Vrena . Uma forma de incentivar a economia local e também o gosto pela cultura naquelas pessoas”, ressalta o organizador.
*
SINOPSE
*A estória é uma fábula. Numa determinada cidade, existe harmonia entre a população. Isso porque quatro cegos guardam os potes que contêm os grãos necessários para a subsistência das pessoas. Neles estão: a farinha, arroz, feijão e demais grãos. Acontece que no fundo dos potes existe um segredo que não pode ser revelado. Caso ele seja revelado as pessoas ali não serão mais felizes e nem haverá mais harmonia.
*Porém, a curiosidade, certa hora fala mais alto, e os segredos dos potes são revelados. A partir daí, começam a imperar a ganância, a fome e tudo mais que destrói uma sociedade. A Casa de Farinha é destruída e as pessoas perdem o vínculo com os modos que viviam antes.
*
Diretor: Narciso Teles é pós-doutor em teatro, formado pela UniRio e professor titular de teatro na Universidade de Uberlândia. Especialista em teatro de rua e contemporâneo.
*
Autor: Ilo Krugli é um dos fundadores do grupo de teatro Ventoforte, com 31 anos de existência. Educador, Ilo já escreveu livros sobre teatro infantil e é um ferrenho defensor da qualidade dos espetáculos voltados para esse público. Ilo é argentino, naturalizado brasileiro.
*
Veja também: *
Incêndio destrói casa de carne na capital
*
Dom Antonio Possamai sofre ameaça anônima - Foto
*
Polícia Federal incinera mais de 350 kg de droga