*A mostra competitiva será em setembro, mais de 100 filmes de 1 minuto já carimbaram presença na fase eliminatória
*Uma idéia na cabeça e câmera em mãos. Esse é o principio fundamental para começar a produzir um filme de autoria própria. É o que estão fazendo os roteiristas, diretores e produtores de uma das mais inusitadas categorias do cinema; o curta-metragem de 1 minuto. O Festival 1 Rondônia está chegando em sua segunda edição nacional, e atrai jovens cineastas de diversos pontos do país.
*Segundo informa os coordenadores do festival, 128 ?curtas? de 1 minuto já estão inscritos, onde irão participar de uma peneira para a exibição oficial que acontece entre dias 12 e 17 de setembro. Os 60 filmes selecionados pela comissão julgadora disputarão prêmios em dinheiro, uma câmera digital e troféus. As inscrições estão sendo feitas na Secretaria de Estado da Cultura (Secel), e encerram na próxima sexta-feira (12).
*A categoria chegou a Rondônia no ano de 2002, através do projeto Rondônia faz Cinema, coordenado pela Ong Movimento Juventude Alternativa (MJA), que hoje atua em parceria com o Governo do Estado na realização de oficinas de cinema para jovens de escolas da rede pública da Capital e interior.
*Desde então, o Festival 1 Rondônia vem consolidando-se no âmbito da cultura regional. De acordo com o coordenador executivo do projeto, Rodrigo Tasso, o festival vem aumentando o público de expectadores e isto tem levado mais motivação e otimismo para cineastas amadores ou de profissão. ?O público que assiste as exibições dos filmes são de escolas, faculdades e espaço público, ou seja, na maioria jovens formadores de opinião, e este é também na maioria das vezes, o perfil dos diretores e produtores do cinema de 1 minuto?, explica.
*O coordenador também fala que a criatividade diante das dificuldades de se gravar um filme faz revelar talentos em todas as funções de uma equipe de produção. ?Figurinista, continuísta, roteirista, editor, ator e atriz, diretor, diretor de fotografia, assistentes e diversas outras áreas que abrangem o ofício?, ressalta. ?É o que acontece com os alunos da Oficina de Cinema, eles despertam para a vocação?, completa.