Acadêmicos buscam preservação da história rondoniense

Acadêmicos buscam preservação da história rondoniense

Acadêmicos buscam preservação da história rondoniense

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O secretário estadual de Educação, Edinaldo Lustoza, recebeu ontem (terça-feira) acadêmicos do 7º período do curso de História da Unipec em Porto Velho que foram buscar apoio para a preservação e divulgação das manifestações rupestres (gravuras provavelmente utilizadas na comunicação dos povos antigos) localizadas no distrito de Riachuelo, no município de Presidente Médici. O grupo, que faz parte do Laboratório de Estudos Regionais (Laer), vem desenvolvendo desde 2004 o Projeto de Extensão "Protegendo as Itacoatiaras de Rondônia". *De acordo com a acadêmica Walquiria Pinheiro, o trabalho consiste em uma ação itinerante feita nas escolas com apresentação aos estudantes das variadas formas de comunicação dos antigos, provavelmente datadas de 4.700 a 12.000 anos, antes do surgimento dos indígenas na região amazônica. "Nossa preocupação é com o abandono em que se encontram essas manifestações, o que acaba gerando deterioração de toda uma história", disse a acadêmica. *Segundo o grupo, pelo menos quatro escolas da capital, a Duque de Caxias, João Bento da Costa, Flora Calheiros e São Luiz, já receberam o projeto, totalizando cerca de 1.500 alunos beneficiados pelas palestras e apresentação das gravuras que representam, entre outras figuras, fêmea grávida, crianças, centopéia e os pilões que utilizados pelos nômades para socar sementes e grãos. *O secretário considerou o trabalho dos acadêmicos como importante à difusão juntos aos alunos da rede estadual e sugeriu uma ação conjunta, envolvendo a Seduc, Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Superintendência Estadual de Turismo (Setur), tanto no sentido de preservar e divulgar, como também inserir o distrito de Riachuelo no Calendário de Turismo do Estado. ***Leia também: * Moradores de Presidente Médice realizam Festa do Milho
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS