*O Centro de Artes Cumari, formado por bailarinos, músicos e atores, apresenta nesta quinta-feira, dia 19, no projeto Quinta Cultural do Basa, o espetáculo "Expressão Negra", que conta a trajetória dos africanos trazidos ao Brasil como escravos, o legado cultural dos negros e o sincretismo religioso resultante da mistura das raças. "Nós fazemos através da dança, da música e do teatro, um resgate de nossas origens", explica a coreógrafa e diretora do espetáculo Andréa Miranda.
*Bailarina e professora, Andréa é a grande idealizadora do espetáculo, que começou com as aulas de dança afro e acabou tomando dimensões muito maiores ao integrar músicos e atores. Além das coreografias com músicas que falam da rotina dos negros na senzala, "Expressão Negra" também conta com a interpretação de poemas de Castro Alves, Navio Negreiro, e Léo Ferreira, Corpo África.
*É a segunda vez que o projeto Quinta Cultural do Basa apresenta um espetáculo focado em outras áreas artísticas. Com exceção da peça Julgamento de Branca Dias, as demais edições privilegiaram shows musicais de talentos regionais. "Nos sentimos privilegiados em participar deste projeto consagrado. O Basa está de parabéns em oferecer a população uma diversificação de atrações culturais", comenta o ator Eri Oliveira.
*Também compõem o elenco os bailarinos, Anderson Moreira, Daniela Norberto, Luciana Martins, Michele Saraiva, Odinaldo Silva, Simone Norberto e Berenice Simão e os músicos Ceiça Farias, Mariana Fava, Edgar Melo e Bira Lourenço. Os músicos têm um momento especial dentro do espetáculo, no qual apresentam canções populares da música brasileira com a temática negra. "Tudo com muita ginga e bossa", finaliza Bira.