A partir do dia 06 de maio a Eletronorte apresenta a Rondônia, a Exposição “Alma do Norte” – Nove Bens do Patrimônio Imaterial Brasileiro. O trabalho é uma contribuição da Empresa para tornar reconhecida a diversidade da cultura do país. Saiba mais. >>>
*A partir do dia 06 de maio a Eletronorte apresenta a Rondônia, a Exposição “Alma do Norte” – Nove Bens do Patrimônio Imaterial Brasileiro. O trabalho é uma contribuição da Empresa para tornar reconhecida a diversidade da cultura do país, em especial as manifestações da Região Norte. São festas, danças, saberes e crenças que expressam as diversas formas de cultura dos Estados de Rondônia, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Roraima e Tocantins. A exposição conta com o apoio do Cetene - Centro de Estudos Tecnológicos, na avenida Jorge Teixeira, que sedia o evento.
*Em cada um dos nove estados foi destacado uma riqueza identificada como a Alma do Norte. Em Rondônia, o Rio Madeira e o imaginário dos povos ribeirinhos estão marcados em fotos e crenças locais, narradas pela comunidade. O mito da cobra entre outros estão registrados em um livro que complementa a rica exposição.
*Do Acre foi resgatado o histórico das Reservas Extrativistas e as atividades ligadas a ela. Do Amapá, a luta da memória contra o esquecimento do Batuque e do Marabaixo; do Amazonas o conhecimento da construção de embarcações de madeira; no Maranhão, o Bumba-meu-boi nas festas juninas; do Mato Grosso as histórias das comitivas de gado; do Pará e do mundo, o Açaí – “A fruta que chora”; em Roraima foi destacada a culinária indígena “Damurida” e em Tocantins a Festa do Divino de Natividade.
*A Exposição estará aberta a visitação do público de 8h às 12h, das 14h às 21h.
*
COMPROMETIMENTO
*Durante 20 dias estudantes, estudiosos e nortistas de nascimento e coração terão a oportunidade de conhecer e relembrar as riquezas e bens imateriais do norte brasileiro. Em seus 32 anos de atuação a Eletronorte beneficia 14 milhões de brasileiros com a energia elétrica gerada em suas usinas. A potência instalada é de quase oito milhões de quilowatts, escoados por sistemas de transmissão que englobam mais de dez mil quilômetros de linha. Em toda a sua área de atuação a Empresa assume o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da população, seja nas ações de responsabilidade social, geração de energia e resgate histórico.
*Para os rondonienses a Eletronorte produziu, com o apoio dos historiadores, o livro: “Memória da Energia Elétrica de Rondônia”. A obra traz um resumo histórico da criação do Estado, da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e da implantação da energia elétrica, na região até os dias atuais. O livro possui também depoimentos de moradores de vários municípios e contribuições marcantes como a do escritor Manoel Ferreira, da Ferrovia do Diabo.