PANDEMIA: Estados Unidos declaram emergência nacional por coronavírus

A medida permite que o presidente americano possa usar 50 bilhões de dólares aprovados pelo Congresso Nacional para cuidar da pandemia

PANDEMIA: Estados Unidos declaram emergência nacional por coronavírus

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira, 13, emergência nacional devido ao rápido avanço da pandemia de coronavírus, abrindo as portas para mais ajuda federal para combater a doença no país.

 

Os Estados Unidos têm 1.872 casos de Covid-19 confirmados até agora, além de 41 mortes. O temor da propagação da doença no país levou à escassez de produtos nas prateleiras de mercados e forçou os governadores de seis estados a anunciar o fechamento de escolas por um período de até duas semanas.

 

“Para lançar todo o poder do governo federal, estou oficialmente declarando uma emergência nacional”, disse Trump em um pronunciamento na Casa Branca. 

 

Segundo o presidente americano, meio milhão de kits para a realização de testes de coronavírus estarão disponíveis na próxima semana, e milhões mais serão disponibilizados nas semanas seguintes. Nos últimos dias, denúncias de kits de diagnóstico insuficientes para atender a demanda foram reportadas em diversos estados do país. 

 

Trump vinha sendo pressionado para declarar estado de emergência sob a lei de 1988, que permite que a Federal Emergency Management Agency (FEMA) forneça fundos para governos estaduais e municipais, além de equipes de suporte. A medida raramente é utilizada. O ex-presidente Bill Clinton, em 2000, declarou tal emergência para o vírus do Nilo Ocidental.

 

O presidente afirmou que a medida “abrirá acesso a até 50 bilhões de dólares”, que ele descreveu como “uma grande quantia em dinheiro para estados, territórios e localidades na luta conjunta contra a doença”. Ele ainda convocou todos os estados a criar centros de operações de emergência. 

 

Além de Trump, uma série de especialistas e representantes de supermercados, laboratórios e farmacêuticas também foram convocados pelo presidente para tratarem das preparações americanos para a pandemia.

 

“Ainda temos um longo caminho pela frente. Haverá muitos casos”, afirmou Anthony Fauci, chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos. “Mas nós vamos cuidar disso. O que está acontecendo aqui hoje vai nos ajudar a acabar com isso mais cedo”.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS