Uma grande oportunidade para brasileiros de todo o país acaba de ser anunciada pela Marinha do Brasil. A força armada abriu inscrições para o Serviço Militar Voluntário destinado a contratação de Oficiais temporários, só que com uma diferença em relação aos demais: nessa seleção é permitido o ingresso de candidatos até 62 anos, quando o mais comum é o limite de idade até 40 anos. Com isso, aumentam as chances de quem já passou da faixa etária participar da seleção.
As oportunidades contemplam profissionais com formação em diferentes especialidades, indo desde a área da saúde até engenharia e magistério.
As vagas estão distribuídas entre diferentes distritos navais do país. Os aprovados irão compor o quadro de Oficiais de 3ª Classe da Reserva da Marinha (RM3) ingressando primeiramente no posto de Capitão de Corveta e, ao chegar ao sétimo ano de serviço, promovido ao posto de Capitão de Fragata.
Os candidatos aprovados serão contratados temporariamente pelo prazo mínimo de 12 meses e máximo de oito anos.
Requisitos para ingresso
Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem ser brasileiros, ter idade até 62 anos completos, além de nível superior completodentro de uma das áreas exigidas pelo aviso de convocação. A seleção para Oficiais RM3 da Marinha exige ainda dos interessados pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) e, a depender da profissão, uma experiência de trabalho.
Quanto ganha um Oficial temporário RM3 da Marinha?
A remuneração, ou soldo, como é chamado o salário dos militares, inicialmente é de R$ 11.587,00, de acordo com a Medida Provisória assinada em março deste ano. No entanto, com a promoção ao posto de Capitão de Fragata, o soldo passa a ser de R$ 11.756,00.
Para conferir a tabela completa dos soldos militares,
clique aqui.
Inscrições
As inscrições para o SMV da Marinha devem ser realizadas diretamente no site do Distrito Naval em que o candidato tem interesse. O prazo vai até o dia 20 de outubro. Veja a seguir quais são os Distritos Navais com vagas abertas:
1º Distrito Naval
3º Distrito Naval
4º Distrito Naval
6º Distrito Naval
7º Distrito Naval
Etapas
Os candidatos serão avaliados por meio das seguintes etapas:
1ª Etapa: Prova Objetiva (PO) – eliminatória;
2ª Etapa: Prova de Títulos (PT) – classificatória;
3ª Etapa: Verificação de Dados Biográficos (VDB) – eliminatória; e Verificação Documental (VD) – eliminatória;
4ª Etapa: Inspeção de Saúde (IS) – eliminatória;
5ª Etapa: Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i) – eliminatória; e
6ª Etapa: Designação à incorporação.