São quatro testes objetivos com 45 questões de múltipla escolha (com cinco alternativas de resposta) e uma redação em língua portuguesa
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos. São quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha (com cinco alternativas de resposta) e uma redação em língua portuguesa. As áreas de conhecimento do ensino médio e os respectivos componentes curriculares que serão avaliados são:
Primeiro domingo (3 de novembro)
Redação, prova objetiva de linguagens, códigos e suas tecnologias: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. E prova objetiva de ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia.
Segundo domingo (10 de novembro)
Prova objetiva de ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia e prova objetiva de matemática e suas tecnologias: matemática.
As provas do Enem são estruturadas a partir das matrizes de referência (veja o documento no fim da matéria) que determinam o que será avaliado em cada área do conhecimento. A melhor dica é: dê uma olhada nas matrizes e prepare-se para o exame pelas questões das provas anteriores.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do Enem, as provas deste ano já estão prontas e foram impressas em julho. Uma novidade para o processo seletivo é que no final do caderno de questões vai ter espaço destinado para rascunho da redação (pautado) e para cálculos.
Lembre-se de que para os dias de provas é aconselhável levar o cartão de confirmação de inscrição, além de ser obrigatório levar documento oficial de identificação original e com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Os portões dos locais de provas serão abertos às 12h. Às 13h serão fechados. O tempo de prova começa a ser contado às 13h30. O primeiro dia do exame termina às 19h e o segundo, às 18h30 (horário de Brasília).
Nos últimos anos, o Enem se tornou o maior vestibular do país. A edição de 2019 tem 5.095.308 de inscrições confirmadas após o pagamento da taxa — menor número de participantes dos últimos nove anos. As provas do Enem têm conteúdo amplo e trabalham interdisciplinaridade e contextualização nas áreas de conhecimento. Confira o checklist dos assuntos de maior relevância e recorrência no Enem:
Matemática
Linguagens
Ciências da natureza
Humanidades
Datas do Enem 2019
Outubro (ainda sem data definida): divulgação do Cartão de Confirmação da inscrição no endereço enem.inep.gov.br/participante;
3 de novembro: aplicação das provas de linguagens, redação e ciências humanas;
10 de novembro: aplicação das provas de matemática e ciências da natureza;
13 de novembro: divulgação do gabarito;
Janeiro de 2020 (sem data definida): resultado individual.
Material de apoio para preparação
Hora do Enem, da TV Escola;
Todas as provas e gabaritos das edições anteriores do Enem, desde 1998;
Quer saber como é feito o Enem? Veja o infográfico Operação Enem.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!