Um terreno baldio localizado na esquina da Rua Dr. José Adelino com a Av. Imigrantes, no bairro Costa e Silva, na Zona Norte de Porto Velho (RO), acumula matagal, lixo e criadouros de mosquitos e outros vetores de doenças. A área abrigava o antigo prédio da Procuradoria-Geral do Estado de Rondônia (PGE/RO), agora demolido. O lote abandonado ainda pertence ao Governo do Estado.
Na calçada do terreno, um ponto de ônibus resiste a ser engolido pelo mato alto. Um prédio ao lado, também abandonado, já abrigou uma delegacia de polícia. Pessoas em situação de rua procurando abrigo tomaram o lugar. O local está abandonado desde a época em que grande parte das repartições públicas foi realocada para o Centro Político-Administrativo do Estado, localizado na Av. Farquar, também na capital.
Um levantamento da prefeitura da capital, realizado em 2025 pela Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), identificou mais de 1.500 terrenos abandonados, como o do Costa e Silva. O
Rondoniaovivo obteve acesso a um documento listando propriedades do Patrimônio Imobiliário do Estado que estão sem manutenção regular.
Até o momento da publicação deste material, o jornal não recebeu retorno das secretarias responsáveis sobre o motivo do abandono ou prazos para limpeza.
Denuncie
O apoio da população é essencial no combate ao descarte irregular de resíduos em áreas públicas, canais e terrenos baldios e também na zeladoria da cidade como um todo. As denúncias podem ser feitas à Semusb de forma anônima pelo WhatsApp, no número (69) 98473-2922.