ALERTA DO CÉREBRO: Se você adormece em menos de cinco minutos, isso não significa um superpoder

Esse período foi medido para estabelecer o que é considerado normal para um indivíduo

ALERTA DO CÉREBRO: Se você adormece em menos de cinco minutos, isso não significa um superpoder

Foto: Shane

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Num mundo onde a insônia é comum, ouvir alguém dizer: "Eu simplesmente deito a cabeça no travesseiro e adormeço instantaneamente" pode ser bastante invejável. Essa atitude às vezes é vista como uma grande habilidade e certamente parece uma vantagem evolutiva. No entanto, a ciência oferece uma interpretação muito mais sombria: não se trata de eficiência, mas sim de dívida.
 
O termômetro do cansaço
 
Na medicina do sono, o tempo que decorre entre o momento em que nos preparamos para dormir (como quando apagamos a luz do quarto) e a entrada no primeiro estágio do sono é chamado de Latência do Início do Sono (LIS). 
 
Esse período foi medido para estabelecer o que é considerado normal para um indivíduo, e a ciência estima que esteja entre 10 e 15 minutos. Em outras palavras, desde o momento em que apagamos a luz e nos deitamos até começarmos a adormecer, um adulto médio leva cerca de 10 minutos.
 
Quando nossos níveis ficam abaixo de um determinado limite, ou seja, acima ou abaixo dele, isso pode gerar preocupação, como quando o resultado de um exame de sangue está fora da faixa normal. 
 
Segundo pesquisa da Sleep Foundation, quando os níveis ficam abaixo de um determinado limite, o cérebro entra em um estado de "hiperexcitabilidade homeostática". Isso sugere que, quando o sistema está desesperado para se recuperar, acaba entrando em colapso quando tem a oportunidade. E é por isso que temos três estágios diferentes, dependendo de quanto tempo levamos para dormir: 
 
O intervalo normal situa-se entre 10 e 18 minutos
Consideramos sonolência patológica quando ela dura menos de 8 minutos
Consideramos privação severa de sono quando leva menos de cinco minutos para conseguirmos dormir
 
O cérebro desliga muito rapidamente
 
Essa ideia, corroborada por especialistas e baseada em princípios da cronobiologia, sugere que o sono instantâneo é uma resposta à privação crônica de sono. Assim, se você dorme menos do que o necessário por semanas ou meses, seu corpo acumula uma "dívida" que tenta quitar a cada breve intervalo sem dormir. 
 
A ciência tem procurado aprofundar-se nesse aspecto, e é por isso que vários estudos publicados na Nature e no PMC relacionam essa latência ultracurta do sono não apenas à fadiga, mas também a alterações metabólicas e à diminuição do desempenho cognitivo. Portanto, a ideia de que adormecer rapidamente é sinônimo de um descanso melhor está completamente errada.
 
Na verdade, pesquisas mostram que pessoas com essa "latência curta" frequentemente sofrem de lapsos involuntários de atenção e fadiga acumulada, o que, em ambientes como dirigir ou realizar trabalhos de precisão, pode ser fatal.
 
É um processo longo
 
A privação de sono não desaparece com uma única noite dormindo até mais tarde e acordando às 15h; estudos indicam que essa latência pode persistir ao longo do dia. Tudo depende do nível de privação de sono que nosso corpo sofreu. 
 
Mas, é claro, também devemos ter cuidado com essa falsa crença de que descansamos muito porque o início do sono é muito rápido. A qualidade do sono é medida exclusivamente por seus estágios, mas a velocidade com que entramos em cada estágio do sono não é um fator relevante.
 
O que fazer?
 
Se alguém adormece ao primeiro bocejo, a primeira coisa a fazer é rever seus hábitos de sono. Mas também é preciso estar atento a outros indicadores, como a possível apneia do sono, já que adormecer rapidamente ou em qualquer situação pode ser um sinal dessa condição, que pode ser muito séria e difícil de diagnosticar. 
 
O importante é que um dos primeiros sintomas a serem verificados nesses casos é justamente a má qualidade do sono.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS