TESTADO EM MACACO: Chip cerebral é capaz de ver objetos invisíveis

O animal direcionou o olhar para pontos que não estavam fisicamente presentes

TESTADO EM MACACO: Chip cerebral é capaz de ver objetos invisíveis

Foto: iStock

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
A Neuralink, empresa de Elon Musk, revelou novos avanços no desenvolvimento de implantes cerebrais voltados para restaurar a visão. Um chip experimental que estimula diretamente o córtex visual de primatas, chamado de Blindsight, conseguiu induzir a percepção de objetos inexistentes em um macaco.
 
Segundo Joseph O’Doherty, engenheiro da Neuralink, o animal direcionou o olhar para pontos que não estavam fisicamente presentes, mas que foram projetados diretamente no cérebro por meio da estimulação elétrica.
 
O comportamento ocorreu em pelo menos dois terços dos testes, sugerindo que o dispositivo conseguiu enganar o sistema visual do animal com certo grau de consistência. O projeto é parte da ambição de Elon Musk de ajudar pessoas cegas a enxergar novamente, com planos de testes em humanos previstos para 
 
A longo prazo, o bilionário afirma que o objetivo é oferecer visão “super-humana”, com capacidades como visão infravermelha. Apesar dos resultados iniciais, o chip ainda não tem aprovação para uso em humanos nos Estados Unidos, e os testes com macacos oferecem vantagens por conta da anatomia: o córtex visual dos primatas fica mais próximo da superfície do cérebro do que em humanos, o que facilita o acesso cirúrgico.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?
Quantos livros você leu em 2025?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS