Leroy Chiao, que serviu como comandante da Expedição 10 à Estação Espacial Internacional (ISS) em 2004 e 2005, estava a 9.000 pés (2.750 m) de altura quando objetos ‘ziparam‘ no lado esquerdo de seu avião.
Ele disse que um voava em cima do outro e cada um tinha cerca de um metro de diâmetro.
Chiao disse: “Foi uma grande sorte eles não terem me batido.”
O ex-astronauta da NASA estima que os orbes estavam a apenas “cerca de 6 metros de distância”.
Ele disse: “Poderia ter sido um resultado ruim se eles tivessem realmente me atingido. Aconteceu tão rápido que não houve nem chance de ficar com
medo.”
O veterano da NASA, agora consultor de engenharia e empresário, disse ao NewsNation que as estranhas esferas metálicas pareciam escapar à
detecção.
Ele observou: “Não estavam no radar, o controle de tráfego aéreo certamente não me alertou. E não estavam na minha tela que mostra outros aviões que estão participando com os transponders exigidos pela FAA [da Administração Federal de Aviação].”
“Não sei o que eram”, confessou o perplexo ex-astronauta.
Chiao desvendou os detalhes de seu estranho encontro com OVNIs no final do verão (hemisfério norte) para The Hill no NewsNation, afirmando que ele “deu uma boa olhada neles”, mas “apenas por um segundo”.
Ele lembrou: “Eu estava voltando do Colorado e tinha acabado de reabastecer no Texas em meu pequeno avião.
Eu estava voando de volta para Houston com um plano de voo por instrumentos.”
Mas, olhando retrospectivamente, o ex-astronauta acredita que esses OVNIs orbitais ainda não são apenas “misteriosos” — mas que a falta de transparência do governo sobre esses e outros drones misteriosos sobre locais sensíveis dos EUA tem implicações “assustadoras”.
Chiao opinou: “Eles poderiam nos contar o que sabem e se realmente não sabem, isso é um pouco mais desconcertante.”
Cidadãos, policiais e políticos apresentaram teorias sobre quem ou o que está por trás desta recente onda de relatos de drones- de histeria em massa a espiões estrangeiros a alienígenas espaciais- Chiao disse que tende a considerar que isso seja um teste de tecnologia ultrassecreta dos EUA.
Ele disse ao NewsNation: “Meu primeiro palpite é que é algum tipo de programa militar, algum tipo de drone, mas você sabe que é difícil dizer, certo?
Francamente, acho que quem estava operando o drone não sabia que eu estava lá.”
Chiao, que viu um caso interessante, mas em última análise terrestre, de ‘OVNI’ quando vivia a bordo da ISS, disse que está pessoalmente preocupado com alguns dos possíveis piores cenários para a misteriosa onda de drones dos EUA no final de 2024.
Ele ponderou: “É muito misterioso. É difícil acreditar que nosso governo não saiba realmente o que está acontecendo.
À primeira vista, para mim, parece algum tipo de programa militar, nosso exército, e se não for isso, então fica um pouco mais assustador.”
Chiao disse que o mês passado de avistamentos de drones sobre Nova Jersey e estados próximos, bem como sobre bases militares dos EUA no país e no exterior, parecem “muito generalizados e organizados para serem algum tipo de pegadinha”.
Ele acrescentou que sente que o Pentágono e o resto do governo federal “poderiam ser um pouco mais transparentes”.
Em Nova Jersey, o prefeito de Belleville, Michael Melham, também se tornou um crítico veemente da falta de franqueza do governo federal sobre o mistério dos drones, chamando a resposta deles de “decepcionante, para dizer o mínimo”.
O prefeito Melham à rede local WABC na semana passada: “Mais de 500 prefeitos foram convidados para uma reunião sem precedentes ‘somente para prefeitos’ sobre um tema tão importante.
Muitos prefeitos do norte de NJ viajaram quase três horas de ida e volta, em curto prazo, para estarem lá, apenas para saberem o que poderia facilmente ter sido dito em uma ligação pelo Zoom. Muitos saíram.”
O jornalista e autor Michael Shellenberger, que testemunhou ao Congresso no mês passado sobre seus relatórios a respeito de um programa oculto de coleta de dados de OVNIs, obteve uma gravação da reunião, na qual um prefeito de NJ reclamou de drones do tamanho de SUVs.
Shellenberger disse à Fox News: “Os prefeitos estão furiosos. Um deles chegou lá e disse: ‘Eu tinha dois drones do tamanho de um automóvel pairando sobre minha casa’.”
OVNIs em forma de esferas metálicas têm sido o tipo mais comum de caso relatado por testemunhas militares dos EUA, de acordo com o ex-diretor do Escritório de Resolução de Anomalias em Todos os Domínios (AARO) de caça a OVNIs do Pentágono, o ex-físico da CIA, Dr. Sean Kirkpatrick.
Dr. Kirkpatrick disse ao grupo consultivo de OVNIs da NASA no ano passado: “Vemos estes [‘orbes metálicas’] em todo o mundo, e vemos estes fazendo manobras aparentes muito interessantes.”
Depois de misteriosas luzes brilhantes, de acordo com o relatório anual mais recente do AARO, OVNIs orbes ou esféricos ainda foram os mais comumente relatados este ano, representando 22% de todos os avistamentos militares dos EUA.