O governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), concedeu nesta segunda-feira, 16, uma entrevista franca ao jornalista Roberto Vaz, no Bar do Vaz, exibida pelos estúdios do ac24horas, onde, ao longo de cerca de uma hora, abordou temas sensíveis, como as acusações feitas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no âmbito da Operação Ptolomeu, que têm sido reverberadas pelo ex-senador Jorge Viana, seu principal opositor, além da disputa política pela sucessão em 2026, a relação com sua vice-governadora Mailza Assis e com o governo do presidente Lula. Ele ainda aproveitou o final da entrevista para dançar um brega, “Sapato Estranho”, com o jornalista Roberto Vaz.
Gladson iniciou a entrevista comentando as acusações reverberadas por Jorge Viana, que também o critica pela suposta falta de resultados concretos em seu mandato. “Eu não perco um fio de cabelo e um minuto de sono por causa de acusações levianas. Será que realmente estão preocupados com o Estado? Porque passa a eleição, todo mundo diz que respeita a democracia, e parece que a confusão tem de continuar, porque não foi da forma como queriam. Parece que o errado só está no governo dos outros”, afirmou.
Quando questionado sobre as eleições de 2026, Gladson não descartou a possibilidade de disputar o Senado, possivelmente enfrentando Jorge Viana. Contudo, o governador destacou que sua decisão será tomada em conjunto com o povo acreano e baseada na vontade popular.
“Ninguém se mantém no poder eternamente. Eu tenho meu prazo e sei a hora de sair. Tanto que eu sou contra um terceiro mandato quando alguém cogita no Executivo. Porque, senão, vira mais do mesmo. A alternância de poder é fundamental”, afirmou.
Gladson também aproveitou para comentar sobre a relação com sua vice-governadora, Mailza Assis, após ela publicar um artigo na última semana onde abordava a questão da fidelidade. Segundo Gladson, a relação com Mailza é uma das melhores possíveis.
“Eu vou te falar, no fundo do meu coração, que a minha relação com a vice-governadora é uma das melhores possíveis. É uma relação de respeito, é uma relação em que ela, qualquer ação que vá fazer, me comunica. Ela não precisa me provar fidelidade, porque, como todos nós sabemos, naqueles momentos jurídicos que estávamos passando, ela, em nenhum momento, hesitou. Sempre muito preocupada. Eu tenho muito respeito por ela”, afirmou.
Ao falar sobre 2026, Gladson ressaltou a importância de “vencer 2025” com credibilidade e transparência, mas admitiu que já considera os desdobramentos de uma eventual candidatura ao Senado, o que exigiria sua renúncia ao governo em abril de 2026. Cameli aproveitou para comentar o embate nos bastidores políticos que apontam a vice-governadora como candidata à reeleição e o senador Alan Rick pelo campo da direita, que também faz parte do governo.
“Primeiramente, senador Alan Rick, como toda bancada federal e estadual, eles têm nos ajudado, e eu tenho relatado isso. Então eu tenho prioridade para quem vai disputar os cargos do Legislativo: tentar fazer um acordo para não prejudicar quem nos ajuda. Porque seria injusto”, iniciou Gladson.
Sobre a sucessão governamental, ele foi direto: “Agora vamos para a fase da sucessão governamental. Eu te garanto que isso não é minha prioridade. Mas também não posso deixar de comentar. Eu tenho que organizar a base. Então, qual é a minha prioridade? Vencer 2025. Executar com credibilidade, olhar para a população e dizer: falamos disso no início, está aqui concluído, e o que não vai dar para concluir, explicar o porquê”, relatou.
O governador reiterou que, embora o planejamento para 2026 não seja determinante agora, ele não pode ser ignorado: “2026 é um ano de eleições. Não é determinante, mas é inevitável pensar nele. Então, se eu continuar com aceitação popular, conseguindo vencer 2025, eu renuncio em abril de 2026”, afirmou.
Gladson também criticou a antecipação de discussões eleitorais, enfatizando a necessidade de planejamento consciente: “Eu tento conscientizar. Inclusive, por exemplo, sou contra a antecipação. É por isso que fico batendo nessa tecla. Eu digo sempre aos pretensos candidatos: vamos vencer etapa por etapa. Mas, infelizmente, sabemos que nem todos pensam assim”, salientou.
O governador refutou a ideia de que sua saída ou o sucessor já estejam definidos: “Tem pessoas que acham que já está tudo resolvido, só falta chegar a hora de passar a faixa. Eu só sei de uma coisa que está resolvida: eu estou governador e vou sair na hora que tiver que sair, pela porta da frente do Palácio, passando o bastão para o próximo”, acrescentou.
Ao comentar sobre uma possível candidatura ao Senado, ele reiterou que sua prioridade segue sendo governar o Acre com credibilidade: “Se eu for candidato ao Senado, tenho que sair em abril. E, para mim, como já disse, não tem problema ficar também. O que não posso é perder a credibilidade popular, porque tudo o que eu tenho, o povo do Acre me deu”, pontuou.
Ao relembrar os desafios enfrentados durante seu mandato, Gladson destacou o período da pandemia de Covid-19 como um dos momentos mais difíceis de sua gestão. Ele citou a criação do hospital de campanha como uma de suas maiores realizações. “Não existe maior obra do que cuidar de vidas. O Acre conseguiu salvar milhares de pessoas, mesmo com todos os desafios”, declarou.
Quanto à relação com o governo federal, Gladson foi diplomático e ressaltou a importância de manter uma postura institucional, independente de questões partidárias. Ele afirmou que tanto o ex-presidente Jair Bolsonaro quanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva contribuíram com recursos e projetos para o estado.
“Ambos, cada um na sua linha. O Bolsonaro, por exemplo, foi um sujeito muito autêntico, tentando eliminar burocracias e agilizar processos. Isso foi excelente para o agronegócio, que ajudou bastante o estado. Ele teve as suas prioridades, que não são exatamente as do governo atual. Mas o sucesso do agronegócio durante o governo dele foi algo que, inclusive, já estava no meu plano de governo: permitir que as pessoas trabalhassem, respeitando as leis ambientais e o que está previsto na Constituição. Agora, falando do meu relacionamento com o presidente Lula, ele tem sido dos melhores possíveis. Em Brasília, fomos muito bem recebidos. Um exemplo claro é a maternidade aqui de Rio Branco, que está sendo feita em parceria com o governo federal. A previsão de inauguração é para março, e é apenas uma das várias obras em andamento”, afirmou.
Durante o bate-papo, Cameli afirmou que o estado foi incluído no Programa Nacional de Aceleração do Crescimento (PAC) e convidou o presidente Lula para uma visita ao estado do Acre nos próximos meses.
“Sim, entramos. Participamos do PAC e incluímos várias outras obras. Ele será muito bem-vindo. Estamos lhe convidando para vir ao Acre, e iremos recebê-lo com tapete vermelho… e, quem sabe, até com uma gravata vermelha”, afirmou aos risos.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Termos e condições de uso "Opiniões dos Assinantes"
A seção de Comentários do Portal Rondoniaovivo.com tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
Apenas assinantes do Portal Rondoniaovivo.com, devidamente cadastrados conforme item 1 abaixo, com nome e sobrenome verdadeiros, podem realizar comentários às reportagens através da Seção de Comentários.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do assinante cadastrado, inclusive nos casos de uso por terceiros que utilizem seu código de assinante.
A Seção de Comentários destina-se ao debate sobre o conteúdo publicado no Portal Rondoniaovivo.com, apenas para fins informativos e de entretenimento, excluindo qualquer utilização comercial ou publicitária. Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do Portal Rondoniaovivo.com e não são por ela endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.
O Rondoniaovivo permite que os leitores tirem do ar comentários que eles próprios tenham feito no site do jornal e queiram apagar. Escreva para redacao@rondoniaovivo.com
O Portal Rondoniaovivo.com tem a prerrogativa de, a seu exclusivo critério e independentemente de qualquer aviso ou notificação, retirar qualquer postagem do ar, mesmo que a postagem não viole as regras estabelecidas nestes Termos de Uso.
Os presentes Termos e condições de uso são regidos pela legislação da República Federativa do Brasil. Seu texto deverá ser interpretado no idioma português e os usuários submetem-se ao Foro Central da Comarca de Porto Velho.
Forma de acesso e cadastro ao comentário
Para que seja permitido o acesso do assinante a Seção de Comentários, objeto do presente termo, é necessário ser assinante do Portal Rondoniaovivo.com e possuir seu e-mail cadastrado e senha de acesso ao site. Caso ainda não tenha realizado seu cadastro, preencha o formulário de Cadastramento.
Ao realizar seu cadastramento, o assinante se compromete a observar esses Termos de Uso, a utilizar termos aceitáveis socialmente, e a não desrespeitar a lei e a ordem pública.
O assinante deverá informar seu próprio endereço eletrônico a ser utilizado para sua identificação no comentário. A senha poderá ser alterada a qualquer momento para sua identificação e permissão de acesso à página de comentários.
Todas as informações do assinante são protegidas por senha para a sua segurança e privacidade.
As páginas de internet estão sujeitas a problemas de interrupção, falha técnica ou indisponibilidade de funcionamento temporário, não tendo o Portal Rondoniaovivo.com qualquer responsabilidade sobre tais ocorrências.
O Portal Rondoniaovivo.com registra o IP, data e hora de acesso de todo internauta que se conecta ao sistema de comentários. O registro é feito nos termos da Lei 12.965/2014, e os dados poderão ser fornecidos a autoridades públicas, na forma da Lei, quando for necessária a identificação do autor de um comentário.
Serão vetados comentários que:
- Não tratem do assunto objeto da reportagem em que foi postado;
- Utilizem linguagem chula, grosseira ou ofensiva, palavras cortadas por caracteres ou escritos em outra língua que não o português e totalmente em maiúscula;
- Divulguem links e contas de redes sociais;
- Divulguem Banners publicitários;
- Ofereçam qualquer tipo de produto para venda, procurar anunciantes e patrocinadores;
- Veiculem material pornográfico, persecutório, ameaçador, racista ou discriminatório com relação a raça, religião ou nacionalidade;
- Veiculem informação sobre atividades ilegais e incitação ao crime;
- Veiculem afirmações ou material calunioso, injurioso ou difamatório;
- Veiculem propaganda política para candidatos, partidos ou coligações, bem como propaganda a respeito de seus órgãos ou representantes;
- Contenham páginas e arquivos criptografados ou protegidos por senhas;
- Veiculem programas e arquivos que contenham vírus ou qualquer outro código que ponha em risco arquivos;
- Veiculem informação relativa a pirataria de software;
- Utilizem-se do serviço, desvirtuando sua finalidade, com o intuito de cometer qualquer atividade ilícita;
Veiculem informações sobre atividades de concursos, pirâmides, correntes, lixo eletrônico, spam ou quaisquer mensagens periódicas ou não solicitadas (comerciais ou não) ou abusivas;
- Veiculem conteúdo ou material protegido por direitos autorais, sem autorização do autor ou de seu representante.
- Veiculem fotos ou vídeos sem autorização dos fotografados.
- Responsabilidades e Não-Licença
- Os textos, fotografia, imagens, logomarcas nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com se encontram protegidos por direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização do Portal Rondoniaovivo.com. Em hipótese alguma o assinante adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos.
No caso de utilização indevida das informações constantes nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com ou dos comentários, o assinante assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.
Se for descumprida quaisquer das regras expostas neste Termo de Uso ou for verificado o exercício de qualquer conduta ilegal, o comentário será excluído do Portal Rondoniaovivo.com.
A infração às regras deste Termo de Uso pode ensejar, a critério exclusivo do Portal Rondoniaovivo.com, a moderação permanente dos comentários do assinante e/ou à exclusão do usuário após comunicação prévia.
A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Portal Rondoniaovivo.com poderá cancelar o Seção de Comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos assinantes e/ou a terceiros.
Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Você acredita que o prefeito Hildon Chaves vai conseguir inaugurar a rodoviária dia 20?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!