IDENTIFICADO: Segurança que agrediu jornalista é militar do Exército, diz GSI

Segundo colunista, o GSI identificou o segurança como um militar do Exército, cedido pela instituição para atuar na segurança do Itamaraty na última terça-feira (30)

IDENTIFICADO: Segurança que agrediu jornalista é militar do Exército, diz GSI

Foto: Henrique Lessa/CB/D.A. Press

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) identificou que o segurança que agrediu a jornalista da TV Globo, Delis Ortiz, durante visita do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ao Brasil na última terça-feira (30), é um militar do Exército Brasileiro, que estava trabalhando na segurança do local sob coordenação do próprio gabinete.

 

A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, na última sexta-feira (02). Após a agressão, o GSI instaurou uma sindicância para apurar o ocorrido. O órgão vai colher depoimentos dos envolvidos, e pretende ouvir também a versão da jornalista agredida. As investigações devem ainda checar as imagens de segurança do Palácio do Itamaraty para verificar se houve transgressão disciplinar ou possível crime na atuação dos seguranças.

 

O Exército, por sua fez, disse que afastou os militares cedidos à segurança presidencial, que estavam presentes no episódio, até o fim das investigações. Participaram da segurança do evento 193 militares. A força disse ainda que está à disposição para contribuir com as investigações.
 
 
Questionado pelo jornal, o GSI não comentou as informações sobre o segurança, mas destacou que a sindicância foi aberta para apurar a conduta dos agentes
que estavam à serviço do Gabinete.
 
 
Violência
 
O tumulto ocorreu após a cúpula de chefes de Estado da América do Sul, realizada no Itamaraty. Nicolás Maduro estava de saída quando foi abordado por jornalistas. Os seguranças, incluindo brasileiros e venezuelanos, tentaram impedir a aproximação da imprensa.
 
 
Segundo testemunhas, pelo menos três jornalistas foram agredidos. Delis Ortiz levou um soco no peito. Em relato à GloboNews, a profissional declarou que o episódio foi "assustador" e "constrangedor". "Você não espera isso de quem a gente conhece, que está no dia a dia. Esses seguranças conhecem a gente", disse Delis.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS