CAIU: Presidente da Petrobras não resiste a pressão e renuncia ao cargo

José Mauro Coelho sai da estatal depois de críticas e pressão por parte do governo e do Congresso por causa de reajustes

CAIU: Presidente da Petrobras não resiste a pressão e renuncia ao cargo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, renunciou ao cargo nesta 2ª feira (20.jun.2022). O anúncio vem depois da estatal reajustar os preços do diesel e da gasolina. A saída de José Mauro Coelho foi informada durante uma reunião da diretoria.
 
 
A Petrobras publicou a renúncia em um fato relevante. Eis a íntegra do comunicado (65 KB).
 
 
Com a saída, o presidente Jair Bolsonaro (PL) indicará o 4º CEO para a estatal. José Mauro Coelho ficou 1 mês e 9 dias no cargo.
 
 
Na 6ª feira (17.jun), a estatal aumentou em 5,18% o preço da gasolina vendida às distribuidoras. O diesel teve alta de 14,26%.
 
 
 
O reajuste foi alvo de críticas do presidente Bolsonaro e seus ministros. O chefe do Executivo disse na 6ª feira (17.jun) propor, junto ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a formação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o presidente, os diretores e os Conselhos administrativo e fiscal da estatal.
 
 
Lira pediu a renúncia de José Mauro Coelho. O presidente da Câmara também afirmou que o então presidente da Petrobras não tinha legitimidade e pratica “terrorismo corporativo”. Chamou a estatal de “criança mimada” e falou em tributar lucros.
 
 
O governo Bolsonaro já indicou novos nomes para o Conselho da Petrobras. A indicação de Caio Paes de Andrade, atual secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, foi confirmada pelo Ministério de Minas e Energia em 9 de junho. Para ele assumir, no entanto, é necessária uma assembleia do Conselho de Administração.
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS