AJUDA: Governadores propõem repassar ao Amazonas 5% de nova remessa de vacina

Além de humanitária, medida é estratégica, visto que a nova cepa do vírus identificada no estado começou a se espalhar

AJUDA: Governadores propõem repassar ao Amazonas 5% de nova remessa de vacina

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O Fórum Nacional dos Governadores propõe que o Ministério da Saúde repasse para o estado do Amazonas 5% das novas remessas de doses de vacina contra a covid-19 que chegarem ao Brasil. O restante seria rateado entre os estados. A proposta foi discutida na noite da última quinta-feira (21). De acordo com o governador do Piauí e coordenador da estratégia para vacina contra covid-19 no Fórum, Wellington Dias (PT), não houve oposição.

 

Segundo ele, a medida é humanitária, mas também estratégica, e recebeu apoio de técnicos do Ministério da Saúde. "Defendi uma proposta técnica apresentada, e tivemos aprovação dos governadores para que possamos, agora, na distribuição desse novo lote de vacinas, tirar uma fatia maior, algo como 5%, cerca de 300 mil doses, para viabilizar a vacinação em Manaus e nesses municípios mais afetados", afirmou. 
 
De acordo com ele, em reunião com técnicos da pasta na noite da última quinta-feira, foi apontada a gravidade da situação em Manaus, que tem uma nova cepa do coronavírus cuja transmissibilidade é alta. "A situação é muito séria e já se espalha na região", pontuou. O governador frisou que a "situação é muito mais grave do que antes. "E o pior: o vírus começa a se espalhar, já com presença forte na divisa com o estado do Pará", disse.
 
Nos 5%, os governadores levaram em consideração 2 milhões de doses da vacina de Oxford/Astrazeneca que chegam ao Brasil nesta sexta-feira (22), e 4,8 milhões de doses da CoronaVac, da farmacêutica Sinovac, produzida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan. Então, o Amazonas ficaria com 340 mil doses. No caso das primeiras 6 milhões de doses da CoronaVac, já distribuídas, o Amazonas ficou com 282.320, o que representa 4,71% do total — ou seja, o percentual agora seria um pouco maior.
 
O instituto Butantan entrou com o pedido de uso emergencial do novo lote junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que irá analisar a requisição nesta sexta-feira à tarde. O diretor do Butantan, Dimas Covas, disse que essas doses já estão disponíveis.
 
 
Wellington Dias afirmou que a proposta, que recebeu o apoio de todos os governadores, "é uma ação não só humanitária, mas tecnicamente  estratégica para evitar a propagação do vírus. "Controlando, por exemplo, em Manaus, estamos controlando também no Brasil. A aprovação é um gesto importante do Fórum e apoiado pelo Ministério da Saúde", pontuou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS