Nova Zelândia está livre da covid: primeira-ministra comemora dançando

Último paciente infectado teve alta, segundo o Ministério da Saúde nesta segunda-feira (8). País de 5 milhões de habitantes, elogiado por sua resposta à pandemia, vai suspender medidas rígidas de restrição.

Nova Zelândia está livre da covid: primeira-ministra comemora dançando

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

THE GUARDIAN - A primeira-ministra da Nova Zelândia Jacinda Ardern, anunciou nesta segunda-feira, 8, no parlamento de Wellington, que não há mais casos ativos de Covid-19 no país.
 
O último paciente isolado pelo coronavírus, no país do arquipélago do Pacífico Sul, teve alta.
 
“Não ter casos ativos pela primeira vez desde 28 de fevereiro é certamente um marco importante em nosso caminho, mas, como dissemos anteriormente, será essencial manter a vigilância contra a Covid-19”, afirmou Ashley Bloomfield, diretora-geral do Ministério da Saúde, em comunicado.
 
Pequena dança
 
Ardern diz que fez uma ‘pequena dança’ quando soube da notícia boa.
 
Eu contei pra minha filha Neve. Ela foi pega de surpresa, mas mesmo assim se juntou a mim, sem ter absolutamente nenhuma ideia do motivo pelo qual eu estava dançando pelo salão”, disse Arden. (vídeo abaixo)
 
Estratégia certa
 
Ardern atraiu manchetes e elogios da Organização Mundial da Saúde pela abordagem do governo ao vírus, restrita e cautelosa e que, pelo jeito, valeu a pena.
 
Em 25 de março, ela trancou o país por quatro semanas – exigindo que a maioria dos neozelandeses permanecesse em casa a maior parte do tempo.
 
Com uma população de cinco milhões de habitantes, a Nova Zelândia registrou 1.154 casos confirmados e 22 mortes.
 
Vida quase normal
 
O governo da Nova Zelândia levantará todas as restrições da Covid-19, exceto os rigorosos controles nas fronteiras, quase que imediatamente, disse a primeira-ministra Jacinda Ardern.
 
“Estamos prontos”, disse Ardern em uma entrevista coletiva em Wellington, acrescentando que os neozelandeses “se uniram de maneira sem precedentes para esmagar o vírus”.
 
A partir da meia-noite desta segunda-feira, Ardern disse que os neozelandeses viveriam em um país “onde a vida parece tão normal quanto possível, no tempo de uma pandemia global”.
 
Regras de distanciamento físico e limites de tamanhos de reunião serão descartados.
 
População comemora
 
Os neozelandeses comemoraram nas mídias sociais.
 
“Eu sei que é uma segunda-feira e tudo, mas acho que posso estourar a garrafa de espumante hoje à noite e levar uma taça para todas as pessoas deste belo país. Ka pai Aotearoa ”, disse James Shaw, ministro das mudanças climáticas, usando uma frase maori que significa ‘bom trabalho, Nova Zelândia’.
 
“Além disso, lave as mãos …”, acrescentou.
 
Outros aguardavam a abertura dos cafés sentados um ao lado do outro no transporte público com a liberdade de tocar o próprio rosto.
 
Veja a declaração da primeira-ministra que sorriu após a pergunta de como comemorou.
 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS