A estátua do anjo Gabriel também foi furtada; as suspeitas do crime são duas mulheres, que foram presas e devolveram as peças
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Despidas de qualquer espírito natalino, duas mulheres de 20 e 34 anos acabaram presas entre a quarta-feira de Natal (25) e essa sexta-feira (27) suspeitas de furtar duas peças sacras importantes para o presépio de Santana do Paraíso, no Vale do Aço: o menino Jesus na manjedoura e o anjo Gabriel.
Câmeras de vigilância instaladas na região filmaram o exato instante em que a primeira estátua é levada. Na gravação, é possível acompanhar o momento que uma delas se aproxima do presépio, olha, se afasta e, em seguida, retorna, carrega o menino Jesus e o leva embora.
Graças a essas imagens, a Polícia Militar conseguiu identificar as duas suspeitas e, assim, as peças puderam ser recuperadas e devolvidas à Igreja Matriz da cidade. Um terceiro suspeito, que também aparece nas imagens acompanhando a mulher que carrega o menino Jesus, não foi identificado.
Mulheres dividiram as peças
Para uma, Jesus, para a outra, o anjo Gabriel. Assim as mulheres dividiram as peças sacras antes de seguirem para suas casas e escondê-las. Uma delas, a jovem de 20 anos que teria se encarregado da estátua do anjo acabou presa ainda em flagrante na quarta-feira de Natal (25). Os policiais chegaram até ela após denúncias de moradores da cidade que a conheciam e declararam que, tanto ela quanto a outra suspeita teriam participado de uma festa no bairro Alto Santana antes de cometerem o crime.
No espaço onde o evento aconteceu, militares descobriram quem teria convidado as duas para a celebração e, assim, conseguiram chegar às identidades – uma delas é conhecida na região como "Gatona" –. Na casa da primeira suspeita, a de 20 anos, a companheira dela confirmou que sua mulher teria furtado a estátua mas que, horas depois, devolveu a uma igreja católica de Ipatinga, também no Vale do Aço. Funcionários da paróquia contaram apenas que duas pessoas chegaram em uma moto, na madrugada de quarta-feira, e deixaram a peça lá. Ainda durante a abordagem em sua casa, a jovem chegou ao imóvel e, assim, acabou presa.
Na tentativa de encontrar o menino Jesus, os militares seguiram para a casa da segunda suspeita, 34, ainda na quarta. Ela não estava no imóvel mas, lá, seu ex-marido, um homem de 65 anos, confirmou que sua ex-companheira chegou em casa com a peça sacra e, depois de conversar com a polícia, ele entregou o menino Jesus. Apesar de ter escapado da prisão por dois dias, a mulher acabou detida nessa sexta-feira (27), quando os policiais retornaram à casa dela e a encontraram.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!