ALTERAÇÃO: Bolsonaro muda decreto e permite queimadas fora da Amazônia Legal

A alteração foi feita um dia após a publicação do primeiro decreto sobre assunto, anunciado no Diário Oficial da União

ALTERAÇÃO: Bolsonaro muda decreto e permite queimadas fora da Amazônia Legal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) alterou o decreto que vetava as queimadas durante o período da seca, autorizado nessa quinta-feira (29/08/2019), e limitou a proibição apenas à Amazônia Legal. A mudança foi anunciada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) publicada na sexta-feira (30/08/2019).

 

O novo decreto deixa claro que a suspensão não se aplica a práticas agrícolas fora da Amazônia Legal, com o argumento de que as colheitas são “imprescindíveis”. Além disso, o texto ressalta que o órgão ambiental estadual deverá autorizar as chamadas queimadas controladas. O pedido poderá ser negado caso seja constatado risco de vida, danos ambientais ou condições meteorológicas desfavoráveis.

 

A autorização também vai depender se a qualidade do ar não atingir índices prejudiciais à saúde humana ou os níveis de fumaça. Conforme a primeira versão do decreto, a suspensão das queimadas continua não sendo aplicada na agricultura de subsistência de indígenas e em práticas de prevenção e combate a incêndios.

 

A região da Amazônia Legal abrange os sete estados da região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de Maranhão e Mato Grosso.

 

Novas medidas estão em estudo e devem ser anunciadas pelo Palácio do Planalto na próxima semana, incluindo liberação de garimpo mediante autorização.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS