PRECONCEITO: Moradoras de bairro nobre querem proibir deficientes de irem à praia

Moradoras de bairro que possui o metro quadrado mais caro de João Pessoa querem proibir pessoas com deficiência de irem à praia p

PRECONCEITO: Moradoras de bairro nobre querem proibir deficientes de irem à praia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Moradoras do bairro de Cabo Branco, em João Pessoa (PB), procuraram uma vereadora na Câmara Municipal da cidade pedindo a proibição das atividades de um grupo de pessoas com deficiência.

 

A reclamação das mulheres foi denunciada pela vereadora Helena Holanda (Progressistas) no plenário da Câmara. Helena é defensora de causas de minorias e uma das idealizadoras do projeto ‘Acesso Cidadão’.

 

As ‘madames’ foram até a Câmara pedir a suspensão do projeto, que tem como objetivo levar à praia pessoas com os mais variados tipos de deficiência. Desde que foi iniciado, o projeto possibilitou que muitas das pessoas atendidas pudessem ver o mar pela primeira vez.

 

Segundo a vereadora, as moradoras alegaram que as atividades do projeto estavam “incomodando e tirando a beleza natural do lugar, onde moram pessoas ilustres”. O bairro de Cabo Branco tem o metro quadrado mais caro da cidade.

 

Diante da negativa da vereadora Helena Holanda em recuar com o projeto, as moradoras do bairro nobre sugeriram que ela cercasse a área utilizada pelos deficientes. “Fizeram um pedido repetitivo para cercar o local do projeto, que fosse isolado e colocassem um portão.”

 

Em João Pessoa, o caso provocou muita polêmica e discussão. No próximo sábado (24) está marcado um ato simbólico de apoio ao projeto. Os organizadores do ato informaram que a iniciativa tem o objetivo de repudiar o grupo de moradoras “que são contra um projeto inclusivo e que promove cidadania”.

 

Em nota, a Prefeitura de João Pessoa informou que o programa Acesso Cidadão continuará a ser executado, atendendo cerca de 100 pessoas com deficiência e necessidades especiais, promovendo atividades esportivas e de lazer, aos sábados, na praia.

 

A deputada estadual Cida Ramos (PB) usou as redes sociais para criticar a reclamação das moradoras. “A posição dessas moradoras nos faz pensar que a realidade em nosso país é cada vez mais difícil e se fortalece na ignorância e no preconceito”, ressaltou.

 

O ‘Acesso Cidadão’ leva pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida para aproveitar o fim de semana na praia e tomar banho de mar. O projeto, que também prevê o acesso a jogos esportivos, lazer e cultura, é resultado de uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com a Fundação Casa José Américo, a ONG Assessoria e Consultoria para Inclusão Social e a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS