DECRETO: Bolsonaro sobre posse de armas: “Povo decidiu comprar armas e munição”

O presidente destacou que a medida, anunciada nesta terça-feira, trata apenas da posse, e não do porte de armas no dia a dia

DECRETO: Bolsonaro sobre posse de armas: “Povo decidiu comprar armas e munição”

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou na manhã desta terça-feira (15/1) o decreto que flexibiliza as regras para ter uma arma de fogo no trabalho ou em casa. A matéria foi uma das promessas da campanha presidencial que levou Bolsonaro ao poder.

 

Ao anunciar o decreto, ele destacou que a nova regulamentação trata apenas da “posse” de armas, e não altera as regras sobre o porte. Dessa forma, o cidadão que optar por ter uma arma, não poderá carregar ela fora de sua casa.

 

“O povo decidiu por comprar armas e munições”, afirmou no evento no qual ele anunciou a nova medida.

 

O governo faz questão de reforçar que a medida diz respeito à posse, e não ao porte, de armas, ou seja, o cidadão habilitado não poderá transitar com a arma de fogo.

 

Atualmente a compra, o registro e o porte de armas são regidos pelo Estatuto do Desarmamento que estabelece os pré-requisitos para adquirir os artefatos. Além da apresentação de endereço fixo, declarações de idoneidade e comprovação de aptidão psicológica, a lei exige uma declaração de “efetiva necessidade”.

 

A imposição dessa declaração deixa a critério da Polícia Federal a concessão ou não da autorização. Agora, com o decreto, as regras do que seria a necessidade ficaram mais claras.

 

Promessa


A flexibilização do porte de armas é promessa eleitoral de Jair Bolsonaro e foi reforçada depois da eleição do presidente. No dia 29 de dezembro, por exemplo, o então presidente eleito fez uma postagem nas redes sociais anunciando que a medida que hoje foi publicada seria feita por decreto.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS