REPERCUSSÃO: Juízes federais da Argentina criam associação inspirados na Lava Jato

A assembleia que formalizou a criação da Ajufe do país foi realizada a portas fechadas

REPERCUSSÃO: Juízes federais da Argentina criam associação inspirados na Lava Jato

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em 19 maio de 2017, um grupo de 193 magistrados argentinos criou a Asociación de Jueces Federales (Ajufe), com a mesma sigla da entidade brasileira equivalente, tendo a Lava Jato como modelo inspirador.

 

O encontro aconteceu na Faculdade de Direito da UBA (Universidade de Buenos Aires), mesmo local onde o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, fará conferência em evento promovido pela Ajufe brasileira, nesta sexta-feira (23).

 

A assembleia que formalizou a criação da Ajufe argentina foi realizada a portas fechadas, segundo registro da imprensa local na época.

 

O 1º Encontro Internacional da Ajufe, que será aberto nesta quinta-feira (22) em Buenos Aires, não teve maior divulgação na imprensa brasileira. O evento foi noticiado principalmente entre associados, na intranet.

 

Naquela assembleia em 2017, foi registrada a proposta de fomentar convênio com a "Ajufe Brasil".

 

A entidade argentina apresentou uma série de propostas para atacar as causas da corrupção, ressaltando a necessidade de reforçar a "interação cotidiana entre os distintos atores institucionais para elaborar uma política de Estado concreta com foco neste tema", tendo em conta as experiências do Brasil, Espanha, Chile e México.

 

Foi eleito presidente da Ajufe argentina o juiz Jorge Morán, da Câmara Nacional no Contencioso Administrativo Federal.

 

Segundo Morán, figuravam entre as propostas "modificar os processos" e "fortalecer a área de investigação, dotando o Poder Judiciário de uma agência especial e uma polícia judiciária, como existe em outros países".

 

A ideia de uma Lava Jato argentina tinha dupla motivação: elaborar leis similares às do Brasil, incluindo a delação premiada e outras ferramentas para combater a corrupção, e fazer frente a pressões do poder político sobre a magistratura. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS