Confira as diferentes possibilidades.
Socorristas na área da caverna inundada - AFP / Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As equipes de emergência estudam como resgatar os 12 meninos e seu treinador de futebol que estão presos há 12 dias em uma caverna inundada na Tailândia. Seguem abaixo as diferentes possibilidades:
Esperar a redução do nível da água
Isto permitira aos meninos sair a pé pela galeria, com o mínimo de trechos submarinos que seriam percorridos com máscaras de mergulho, em imersão.
É a opção preferida das equipes de resgate que, com a ajuda de engenheiros japoneses, criaram um sistema de bombeamento da água para drenar a caverna o máximo possível.
“Nossa principal missão continua sendo o bombeamento”, afirmou Narongsak Osotthakorn, governador da província de Chiang Rai e coordenador da célula de crise.
Mergulho
Este é o plano de emergência que autoridades querem evitar. Mas se a água voltar a subir após as chuvas previstas para sexta-feira, em plena temporada de monção, as equipes de resgate podem ser obrigadas a aplicar a medida.
“Urge porque, potencialmente, mais chuva poderia inundar novamente a caverna, o que tornaria o resgate muito mais complicado e perigoso”, afirmou à AFP Torsten Lechler, mergulhador alemão que integra a equipe de resgate.
“Esta manhã preparamos os 13 equipamentos de mergulho para estarmos preparados para um resgate de maneira urgente”, disse Osotthakorn.
“A caverna apresenta desafios importantes. Há zero visibilidade, espaço reduzido”, explicou à AFP Matt Fitzerald, mergulhador da Polícia Federal australiana. Ele avançou por parte do trajeto, mas não conseguiu chegar até o fim.
Resgate por um poço vertical
Outra alternativa estudada. As equipes de emergência continuam procurando outra via de entrada a partir do topo da montanha que tenha uma ligação ou seja facilmente conectada após uma perfuração com a parte da caverna onde estão as crianças.
“Estudamos cada metro quadrado para ver se um dos poços leva à caverna”, disse o governador.
Retirar um menino
O governador citou uma técnica aplicada em outras ocasiões para gerar confiança entre as vítimas mais assustadas: retirar um menino voluntário para que os socorristas possam ensinar ao grupo, com imagens, que é possível completar o trajeto.
Os socorristas tailandeses pretendem retirar “um por um”, sem informar o prazo entre as ações. Um mergulhador demoraria seis horas para voltar à gruta com uma prova, o que significa que precisam dispor de tempo.
Maca
“Podemos colocá-los em espécie de maca com uma garrafa de oxigênio, uma máscara completa e movimentá-los até a saída flutuando, sem que precisem nadar. É uma técnica já utilizada”, sugeriu Bill Whitehouse, vice-presidente do conselho britânico de resgate em cavernas, entrevistado pela BBC.
Até o momento os socorristas tailandeses não mencionaram esta possibilidade.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!