Os resultados, segundo os pesquisadores, são alarmantes
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
.jpg)
Um novo estudo concluiu que bilhões de mamíferos, aves, répteis e anfíbios desapareceram em todo o mundo desde o início do século XX. O resultado aponta que já que está em curso a sexta extinção em massa do planeta terra.
Em concreto, verificaram a situação de 27.600 espécies de vertebrados terrestres – entre aves, répteis, anfíbios e mamíferos – desde o ano 1900.
Os resultados, segundo os autores, são alarmantes: um terço das espécies (8851) já não está presente na maior parte do seu território original. Além disso, se descobriu que muitas populações regionais e locais desapareceram completamente. Ou seja, quase todas as espécies estudadas perderam população ou se extinguiram localmente.
“A aniquilação biológica resultante terá, obviamente, sérias consequências ecológicas, económicas e sociais. A humanidade acabará por pagar um preço muito alto pela diminuição do único conjunto de vida que conhecemos no Universo”, dizem os autores, utilizando expressões mais fortes do que é normal. “A situação tornou-se tão má que não seria ético não usar linguagem forte”, explica Gerardo Ceballos, citado pelo Guardian.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!