Por Odebrecht, ex-presidente do Peru tem prisão decretada

Toledo é acusado por tráfico de influência e por lavagem de dinheiro, sendo suspeito de ter recebido propinas na casa dos US$ 20 milhões

Por Odebrecht, ex-presidente do Peru tem prisão decretada

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Justiça do Peru acatou um pedido do Ministério Público e ordenou a prisão do ex-presidente Alejandro Toledo no âmbito das investigações sobre a propina paga ao governo daquele país pela construtora brasileira Odebrecht.

Toledo é acusado por tráfico de influência e por lavagem de dinheiro, sendo suspeito de ter recebido propinas na casa dos US$ 20 milhões. O pedido de prisão preventiva foi dado pelo juiz Richard Concepción após pedido do promotor anticorrupção Hamilton Castro.

De acordo com a decisão judicial, há "provas que respaldam com alto grau de confiança" que o ex-mandatário tenha usado seu cargo para benefício próprio. O ex-diretor da Odebrecht, Jorge Barata, já havia confirmado tanto para a Justiça brasileira como para a peruana que Toledo recebeu os milhões de dólares em propina para a construção da Estrada do Pacífico, que liga os dois país.

Atualmente, o ex-presidente, que nega as acusações e diz ser vítima de perseguição política, está em Paris e sua família disse que ele voltará ao Peru apenas se as condições de segurança de Toledo serão mantidas. O ex-presidente não mora mais em seu país-natal, vivendo nos Estados Unidos onde leciona aulas na Universidade de Stanford. (ANSA)

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS