Al Qaeda comemora 15 anos do 11/9 e faz nova ameaça aos EUA

Al Qaeda comemora 15 anos do 11/9 e faz nova ameaça aos EUA

Al Qaeda comemora 15 anos do 11/9 e faz nova ameaça aos EUA

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 O grupo terrorista Al Qaeda divulgou nesta sexta-feira, dia 9, um vídeo "comemorativo" do aniversário de 15 anos do atentado de 11 de setembro de 2001 onde convida todos os muçulmanos a "lutarem" no próximo domingo (11).

De acordo com a agência privada de contraterrorismo SITE , o vídeo é narrado pelo líder do grupo, Ayman al-Zawahiri, que afirma que os próximos dias serão marcados pelos "15 anos das abençoadas invasões em Washington, Nova York e Pensilvânia".

Segundo o site, os atentados que aconteceram há 15 anos "retomaram o equilíbrio" entre o Islã e o seu "inimigo secular e materialista" e ajudam os muçulmanos ainda hoje a lembrarem que têm "poder e habilidades suficientes".

Além disso, al-Zawahiri também disse que "a prioridade é a jihad contra a América, a Al Qaeda deve começar a guerra santa e atingir os Estados Unidos e os países aliados" e que até quando os crimes do Ocidente continuarem, "os eventos como o 11 de setembro deverão se repetir milhares de vezes pela vontade de Alá".

No vídeo, o líder do grupo também chama os afro-americanos para a luta, explorando a crescente tensão racial dos Estados Unidos, afirmando que a "supremacia branca" controla as leis e que o Islã pode "resgatar" os negros, e usando partes de um vídeo de Malcom X, um dos maiores defensores dos direitos civis dos negros da história.

EUA

Esta sexta-feira também foi marcada pela aprovação de uma lei pelo Congresso dos Estados Unidos na qual as famílias das vítimas dos atentados de 11 de setembro podem processar o governo da Arábia Saudita pelas perdas e danos sofridos.

A dois dias do aniversário de 15 anos dos atentados que deixaram mais de 3 mil mortos, a 'Justice Against Sponsors of Terrorism Act" (Jacta) foi aprovada com aplausos, mesmo que ela sempre tenha sido criticada pelo presidente Barack Obama, contrário à ideia.

A Casa Branca já havia afirmado que se a lei fosse aprovada o mandatário iria vetá-la. Os motivos pra isso seriam que a lei seria um grande problema diplomático entre os Estados Unidos e a Arábia Saudita e também um incentivo para outros países começassem a processar os EUA.

No entanto, se mesmo com o veto dois terços do Congresso norte-americano ainda aprovarem a medida, será a primeira vez que Obama terá um veto negado nos seus dois mandatos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS